5 Dicas para empreender no YouTube

Criar vídeos de conteúdo pode ser uma forma de ganhar dinheiro e ter sucesso. Confira 5 dicas para empreender no YouTube.

dicas-para-empreender-no-youtube

O YouTube está em alta. E mais do que uma ferramenta de entretenimento, ele pode ser um ótimo canal para empreender. É comum vermos Youtubers com milhões de seguidores lucrando como se fossem jogadores de futebol. Mas qual é o segredo para o sucesso? Para você que deseja ter visibilidade na internet, listamos cinco dicas para empreender no Youtube.

Conheça a plataforma

Antes de mais nada, entenda como funciona o Youtube e as suas principais ferramentas. Para você aproveitar o máximo o seu canal é preciso saber todas as funcionalidades e a melhor forma de usá-las.

Aprenda sobre marketing digital e monte uma estratégia para o seu canal, entender o seu público, é fundamental para se ter sucesso. O próprio YouTube conta com uma Escola de Criadores de Conteúdo, na qual é você pode entender tudo o que precisa para dar os primeiros passos em seu canal.

Busque referências

Após definir o assunto sobre o qual você irá tratar em seus vídeos, procure referências. É muito provável que outras pessoas já tenham abordado o seu tema, então procure entender como elas trabalham e principalmente, como ganham dinheiro.
Não estamos falando para você copiar os outros canais, mas apenas inspirar-se. Para ter sucesso, é preciso ter identidade e criatividade, e isso dependerá apenas de você. Por isso, ouse e arrisque-se.

Como ganhar dinheiro?

Existem algumas formas de ganhar dinheiro com o Youtube, a mais conhecida é por meio de anúncio. Mas também é possível ganhar por view. A cada mil visualizações do seu vídeo, você pode ganhar em média US$0,60 a US$5 dólares. Por isso, é preciso um trabalho árduo para lucrar apenas com os vídeos.

Então, a forma mais comum de se lucrar é fazendo parceria com grandes marcas. Desta forma, o seu canal vira um meio de divulgação como a televisão, por exemplo, só que muito mais barato e vantajoso para o anunciante, pois é possível falar com um público de nicho, o que não acontece nos grandes meios de comunicação.

Tema e público-alvo

Digamos que esse seja o ponto principal para quem deseja empreender em qualquer meio. É importante que antes de gravar os vídeos, você defina com quem quer se comunicar e quais serão os assuntos abordados, mas que seja aberto a novas possibilidades.
Por exemplo, você é um artesão e decide fazer um vídeo usando tecidos e outro com madeira. São materiais completamentes diferentes, mas com essa diferença você pode sentir qual é a preferência do seu público. Se o vídeo com tecidos teve mais visualizações que o de madeira, você saberá que esse é o tema preferido de quem te acompanha, então invista nele. Mas cuidado para não ficar monotemático, variedade é fundamental para o sucesso de um canal.

Público como cliente

Sim, como em um estabelecimento ou uma empresa, aqueles que te seguem são seus clientes, eles consomem o seu conteúdo e merecem respeito e atenção. Por isso, tenha periodicidade nas publicações, converse com eles, aceite críticas e nunca prometa algo que não possa cumprir. Afinal, você depende da audiência deles para ganhar dinheiro.

E você, usaria o YouTube para empreender? Conte para a gente. Comente!


Comente o que achou