5 passos para fidelizar clientes

Fidelizar clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Conheça 5 passos infalíveis.

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Se você possui uma empresa, sabe que sem clientes as chances de o negócio dar certo são praticamente nulas. São os clientes que fazem a sua empresa funcionar e quando são fiéis então, nem se fala. Um cliente fiel, além de consumir com frequência o produto ou serviço que você tem a oferecer, também se torna um porta-voz da sua marca, ajudando na divulgação gratuita. E quem é que não gosta de boa publicidade pagando quase nada?
Você sabia que manter um cliente fiel pode custar até cinco vezes mais barato que ganhar um novo? O cliente fiel pode significar até 65% de todas as vendas. A matemática parece fácil, gastar menos para vender mais, mas como fazê-la? Para te ajudar, listamos cinco passos para fidelizar clientes, confira:

1- Atendimento

O passo número um é ter um atendimento diferenciado. É importante salientar que é neste momento que você vai mostrar qual é o seu diferencial, pois os demais poderão ser repetidos por outras empresas. Por isso, invista em um atendimento personalizado, onde o seu cliente se sinta – e realmente seja- especial.
É importante atender o cliente da maneira que ele deseja e oferecer produtos ou serviços que tenham o seu perfil, dessa forma ele se sentirá especial e fará negócio com você por mais vezes, pois não se sentirá “mais um”. O lema deste passo é “cliente sempre em primeiro lugar”.

2- Foco no cliente certo

De nada adianta se esforçar para fidelizar todos os possíveis clientes se o interesse não é recíproco. Gastar suas energias tentando fidelizar clientes errados só gerará mais frustrações. Por isso, empenhe-se em conhecer o seu público alvo e entender quais são possíveis alvos de fidelização.
Para isso, é importante conhecer a fundo quem são os seus clientes, onde eles estão, o que eles estão buscando e o que eles esperam de seus produtos ou serviços. Com essas informações, ficará muito mais fácil montar um plano de marketing eficaz para a sua empresa.

3- Pirâmide invertida

Para quem não conhece, na teoria da Pirâmide Invertida, o cliente encontra-se no topo, sendo ele o principal foco da empresa, antes mesmo dos vendedores e gestores. Em uma empresa com este modelo, o cliente é aquele que justifica todo o trabalho da equipe, por isso a sua fidelização é essencial.
Este passo conversa bastante com o primeiro, do atendimento. Isso porque, empresas com esta abordagem prezam, além do bom atendimento, por um relacionamento de qualidade. Por isso, investem em SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, entre outros métodos que visam “escutar” o cliente.

4- Tratamento VIP

Para seu cliente se sentir ainda mais especial, porque não tratá-lo com um VIP? Ações de relacionamento como newsletter, email marketing, clube de vantagens, descontos, pré-lançamento exclusivo, entre outras pode ser um diferencial.
O cliente VIP deve ser prioridade na comunicação entre a empresa e o público, sendo sempre o primeiro a saber das novidades, isso o torna especial.

5- Monitoramento

Para todos os outros passos serem efetivos, é importante monitorar seus resultados, principalmente quando se trata de envio de newsletters e email marketing. Para esse monitoramento, é importante contar com uma boa equipe de CRM (Customer Relationship Management).
O monitoramento contínuo permite a otimização das estratégias que estão sendo aplicadas. Além disso, é uma ótima forma de você conhecer o seus clientes com mais detalhes e gerando mais possibilidades para fidelizá-los.

Agora que você já conhece 5 passos para fidelizar clientes já pode colocá-los em prática. Para isso, é importante treinar toda a sua equipe e deixá-los alinhados com as práticas da sua empresa.

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