Como conquistar pessoas talentosas para trabalhar em sua empresa

Saiba como algumas características, como organização, clareza, confiança e liberdade atraem pessoas talentosas para sua empresa.

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Contratar pessoas em equipes definidas, com funções e cargos requer habilidade. Para formar sua empresa e fazer com que ela tenha sucesso em seu mercado de atuação, é necessário ter um time formado por pessoas talentosas, um dos pontos mais preocupantes para empreendedores pequenos, médios ou grandes.

Como selecionar os mais talentosos

Ter talento para determinada função compreende uma série de itens a ser avaliados na hora da contratação. Alguns especialistas de Recursos Humanos apontam que, para começar a reconhecer esses talentos é necessário, primeiramente, saber o que solicitar ao procurar o profissional. Assim, na hora de avaliar o candidato que pode ser o que sua empresa realmente precisa, verifique:

Atributos e funções para a vaga

Descreva a vaga disponível com atributos que a pessoa ideal deva ter. Procure características além do esperado. Se sua empresa pretende contratar alguém responsável pela área de vendas, por exemplo, nos requisitos da vaga, o RH pode colocar que precisa de pessoas que sejam confiantes, tenham habilidades em negociação, sejam simpáticos e extremamente educados.
Além disso, explore requisitos como ser pacientes, resilientes e resistentes às provocações e adversidades do mercado, entre outros pontos.

Indicação de pessoas em que confia

Talentos geralmente se juntam a mais talentos. Logo, se você reconhece que tem ótimos profissionais em sua equipe, procure indicações entre eles. Pode ser que alguém que tenha se formado junto a esse profissional, seja tão capaz quanto ele.

Currículo em ordem

Tudo pode começar pelo currículo: se está organizado, objetivo, com certificações expostas e informações claras, ponto positivo para o interessado.

Automotivação e trajetória profissional

A confiança em seu candidato talentoso só será conquistada se partir dele. Portanto, avaliar a automotivação e auto-estima dele é fundamental. A sinceridade também é essencial. Veja o quanto o candidato se garante por meio de sua trajetória profissional. Geralmente, as pessoas talentosas são retidas durante longos períodos em empresas.

No entanto, há casos em que o profissional, mesmo sendo extremamente talentoso, mudou de emprego mais vezes, justamente por buscar sua satisfação pessoal ou mesmo ser procurado por outras companhias. Fique de olho neste candidato e tente mantê-lo em seu time.

Foco em resultados e positivismo

Por meio de testes reconhecidos, veja o quanto o candidato a trabalhar em sua empresa lida com resultados negativos ou mesmo adversidades corriqueiras.
Esta avaliação faz parte do conhecimento do quanto esta pessoa possui controle emocional. Procure por pessoas positivas, porém realistas. Veja também o que ele espera de sua empresa e como contrataria pessoas para a formação de uma equipe. Você pode estar diante de um líder natural.

Espírito de equipe, lealdade e ética

Ter espírito de equipe é reconhecer o quanto esta pessoa colaborará com todos, sem querer, por exemplo, passar a perna em alguém. Além disso, inicie uma conversa e descubra o quanto seu candidato é leal e ético, com o mercado e a concorrência.

Pessoas talentosas e proativas

A proatividade também é característica presente em pessoas talentosas. Contratar pessoas que estejam sempre com vontade e disponibilidade para ajudar aos outros e trocar conhecimento engrandece o ambiente profissional.

Além disso, caso o candidato a integrar sua equipe demonstre ser preocupado com os colegas, saiba motivá-los, ajudá-los com problemas, grandes são as chances dele ter segurança, sabedoria e responsabilidade.

E sua empresa, sabe recrutar pessoas talentosas? Comente!


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