Como cuidar da reputação online de sua empresa

Estar na internet requer alguns cuidados. Por isso, listamos algumas dicas sobre como manter a reputação online da sua empresa.

como-cuidar-da-reputacao-online

Estar na internet é quase que obrigatório nos dias de hoje. Seja para a divulgação do negócio ou relacionamento com os clientes, ter um site e redes sociais é cada vez mais importante para os empreendedores. Mas, com a ansiedade de estar online, algumas questões podem passar despercebidas, como cuidar da reputação online.

Foi-se o tempo em que as pessoas apenas confiavam nas recomendações de boca a boca. Hoje em dia, é muito comum buscar na internet referências sobre empresas e serviços. Existem até sites especializados nos quais é possível fazer reclamações e registrar suas impressões sobre determinadas empresas e serviços.

Como na internet as notícias se espalham rápido e estão expostas a um enorme número de pessoas, é importante tomar alguns cuidados. Por isso, listamos algumas dicas para você manter a reputação online da sua empresa.

Conquiste comentários positivos

Nos sites é possível ter uma sessão de comentários, assim como nas redes sociais. Por isso, conquiste seus clientes para que eles façam reviews positivas sobre a sua empresa ou serviço, deem notas altas e etc. A maioria das pessoas buscam referências antes de se entregar a uma nova marca.

Monitore as redes sociais

Se a sua empresa possui alguma rede social, monitore-a. É importantíssimo que você saiba tudo o que está sendo dito sobre o seu negócio e responda as dúvidas e críticas dos seus clientes, caso contrário, um pequeno problema mal solucionado pode arruinar a reputação da sua empresa. Por isso, seja profissional com as críticas, esclareça dúvidas e solucione problemas da forma mais profissional possível.

Exponha-se o necessário

Na ânsia de “dominar” a internet, muitos empreendedores abrem contas em todas as redes sociais possíveis pensando que esta é a melhor forma de conquistar novos clientes. Mas será mesmo necessário? Muitas vezes ter um site e uma página no Facebook com atualizações periódicas e bom conteúdo já é o suficiente. Evite criar muitas contas que depois ficarão esquecidas, na hora que um cliente procurar sua empresa pelos buscadores e achar uma rede social desatualizada, pegará mal.

Crie alertas do Google

No Google existe uma função chamada Alertas. Com ela, você pode monitorar tudo o que é falado sobre a sua empresa ou algum assunto específico. Você só precisa informar uma palavra-chave que deseja monitorar para receber emails periódicos sobre tudo o que está sendo falado sobre a sua empresa.

E você, o que faz para manter a reputação online da sua empresa? Comente!


Comente o que achou