Como entrevistar um candidato

Se você é um novo empreendedor e está montando uma equipe de trabalho, com certeza já teve que fazer uma entrevista. Mas além de analisar currículos, perguntar...

como-entrevistar-candidato

Se você é um novo empreendedor e está montando uma equipe de trabalho, com certeza já teve que fazer uma entrevista. Mas além de analisar currículos, perguntar sobre a carreira profissional e suas pretensões no novo trabalho, você sabe como entrevistar um candidato?
Para você que ainda tem dúvidas de como recrutar um bom candidato para a sua empresa, selecionamos algumas dicas do que é imprescindível em uma entrevista de emprego.

Pretensões sobre o trabalho

Antes de tudo, você deve saber se o candidato e a sua empresa dispõem dos mesmos objetivos. Isto posto, pergunte o que ele espera da sua empresa como empregadora e seja claro sobre a vaga que está disponibilizando.

Último trabalho

Muitas vezes o currículo não diz exatamente o que o candidato fez anteriormente. Diante disso, peça-o para descrever quais eram as suas principais funções, maiores realizações, como era a sua relação com os colegas de equipe e chefe. Desta forma, você saberá o potencial do candidato e suas características.

Melhores experiências

Pergunte ao candidato quais foram as experiências profissionais negativas e positivas que ele vivenciou. Possibilitando assim, que você saiba quais são as reais afinidades do candidato e se ele se encaixa no perfil daquela vaga ou se seria melhor aproveitá-lo em outra oportunidade.

Vida pessoal

Não faça perguntas invasivas que deixe o candidato desconfortável. Pergunte o que ele gosta de fazer no tempo livre, seus gostos pessoais podem dizer muito sobre como as pessoas se relacionam em equipe.

Tenha a mente aberta

Foque apenas no perfil profissional do candidato e nos benefícios que ele pode gerar para a sua empresa. Preconceitos em relação à idade, cor, sexo, orientação sexual, entre outros, apenas limitam a chance de a sua empresa ser plural. Diversidade de vivências e pensamentos é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Planos futuros

Questione ao candidato como ele se vê profissionalmente em 10 anos. Com isso, você saberá se é uma pessoa ambiciosa que deseja crescer na carreira e consequentemente ajudar a alavancar a sua empresa.

E você, o que acha que não deve faltar em uma entrevista de emprego?


Comente o que achou