Como fazer sucesso na empresa em que trabalha

Aprender coisas novas todos os dias, ser positivo e atencioso e ouvir sempre são alguns itens

como-fazer-sucesso-na-empresa-em-que-trabalha

Ser um profissional bem-sucedido e ter destaque entre seus colegas de trabalho não é das tarefas mais fáceis. Há quem diga que profissionais de sucesso nascem com talento para encantar e, desta forma, se sobressaem. No entanto, no atual mercado de trabalho, tão competitivo, fazer sucesso na empresa em que trabalha pode elevar o seu patamar de benefícios, currículo e experiências. O DNA do Empreendedor separou algumas dicas para que você conquiste seu lugar ao sol. Confira!

Espelhe-se em profissionais de sucesso

Aprender coisas novas todos os dias e saber debatê-las com membros de sua equipe ou mesmo colegas de trabalho está entre os fatores que levam as pessoas ao sucesso. No entanto, observar superiores, gestores e outras pessoas de destaque em sua empresa é um ponto fortíssimo para crescer e se destacar. Quem tem por perto a figura de um mentor, por exemplo, pode exercitar este aprendizado na prática.

As características que farão você se destacar, estarão presentes neste e em outros profissionais que se sobressaíram em suas atuações. Ética, cumprimento de prazos, pontualidade, boa capacidade de argumentação e compromisso estão entre os fatores certeiros para conquistar seu espaço.

Pratique o positivismo

Ser positivo diante de situações difíceis, demonstra segurança e tranquilidade para resolver problemas. Tanto que uma pesquisa da Universidade da Califórnia, aponta o positivismo como fator primordial para o sucesso na carreira.

Além disso, o estudo é categórico: as pessoas mais felizes são mais bem-sucedidas do que as depressivas, simplesmente por acreditarem que podem ir adiante, sem resistências impostas por fatores externos ou por dificuldades.

Continue se especializando

Não é segredo para ninguém que manter-se especializado em sua área de atuação é ponto fundamental para o crescimento. Logo, continue estudando! Faça cursos complementares, aprenda na prática e pratique a tentativa e erro, quando for possível. Ainda: procure ir além dos cursos complementares. Tente aprender sobre campos mais dinâmicos e específicos. Vale a pena investir nos estudos, confie.

Abra-se a novos desafios

Quase complementar ao tópico acima, abrir-se a novos desafios fará de você um profissional notado por não perder oportunidades de aprendizado. Tomar a frente de problemas demonstra que você é um profissional dinâmico e versátil.

Ouça sempre

Engana-se quem acha que sempre falar o que pensa e, principalmente, o tempo todo, está correto. Ouvir é uma grande arte. Pratique-a. Aprenda sempre com o que ouve, mesmo que aquilo não lhe pareça tão assertivo naquele momento. Reflita quais soluções poderiam ser encontradas a partir do que escuta. Ouvir, refletir e definir estratégias melhores pode valer um imenso destaque.

Pessoal de um lado; profissional do outro

Todos nós podemos ter dias ruins. Mas às vezes, a vida pessoal interfere de uma forma muito negativa na profissional. O segredo para que isso não aconteça é tentar separá-las ao máximo. Contratempos da vida estão por aí a todo momento.

Mesmo que seus superiores sejam pessoas bem acessíveis e amigas, quando a vida pessoal de um funcionário interfere negativamente nos resultados das ações, não há o que fazer: os problemas podem tomar conta e colocar toda sua imagem a perder. Portanto, procure resolver os problemas pessoais fora do âmbito do trabalho.

Caso necessário, faça pausas, tome um café e espaireça um pouco. Ler algum artigo pode ajudá-lo a melhorar. Volte e cumpra seus afazeres, com a cabeça mais leve. Caso o problema esteja realmente tomando conta de sua vida profissional, procure se afastar do trabalho. Muitas vezes, o afastamento acaba sendo melhor do que atrapalhar o ambiente profissional.

O sucesso na empresa só depende de você

Acredite: não há passadas de mão em sua cabeça e agradecimentos em vão. Todos estão de olho. Mesmo que você por enquanto não enxergue com um futuro promissor no trabalho, é preciso acreditar que logo o alcançará. Não deixe que o desânimo tome conta, nunca. Se estiver nesta situação pratique os passos citados acima, mesmo que devagar, em seu tempo. Só assim seu sucesso na empresa será alcançado.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou