Como fidelizar públicos de nicho

Saiba como alcançar e fidelizar públicos de nicho para lucrar com perfis de compra específicos.

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Alcançar novos clientes é, ao mesmo tempo, um dos principais objetivos e uma das mais árduas tarefas para uma empresa. Isso porque, para atingir um novo cliente, é preciso conhecer seus gostos para promover algo que chame a sua atenção. Mas, considerando que o que agrada a um não agrada a outro, ao tentar estratégias de marketing mais gerais, é normal que certos públicos não sejam alcançados. Levando em conta que cerca de 65% do faturamento de uma marca não ocorre por meio do alcance de novos clientes, mas da fidelidade dos usuais, é vantajoso focar em estratégias de marketing que buscam essa fidelização.
Essa fidelidade buscada é ainda mais facilmente encontrada em públicos de nicho, que, por possuírem necessidades e linguagens específicas, acabam não tendo acesso a muitas opções e ficam à margem do mercado, o que gera certa carência nesses públicos.
Assim, quando uma marca ou produto tem como público-alvo nichos de mercado, há grandes possibilidades de alcance e fidelização. Entretanto, criar um produto ou serviço que atenda a essas demandas sem ter o cuidado de fidelizar o seu público pode não ser uma boa ideia, considerando que os nichos não são grupos numerosos e, sem a fidelidade, traria baixos índices de conversão e lucro. Contudo, ao fidelizar esse público, por pertencer a uma fatia específica do mercado, pode-se contar com um lucro constante sem altas concorrências.
Assim, se você deseja apostar em públicos específicos, confira as dicas que separamos para fidelizar públicos de nicho.

Marketing personalizado: Cada nicho possui sua própria linguagem e gostos. Então é importante observar as tendências e referências desses grupos para que elas sejam incorporadas em estratégias de marketing. Saber o que acontece no cenário da música, literatura e cinema, por exemplo, pode ajudar a evidenciar a sua marca. Um excelente meio de se obter essas informações é através do monitoramento de redes sociais. Dessa maneira, será possível conhecer seu público e entender necessidades individuais de consumidores, além de poder oferecer produtos e serviços ainda mais personalizados, consultando o que falam de concorrentes e considerando, também, o poder aquisitivo desse público, importante fator de sucesso.
SAC, ouvidoria e bonificações: Aproveitar o pequeno tamanho dos nichos ao desenvolver um serviço de atendimento e ouvidoria personalizados e atenciosos – e assim aproximar o cliente – ajuda a criar um ambiente intimista em que os clientes sentem que suas opiniões contam e veem seu produto como uma criação da qual ele faz parte. Ainda considerando o valor dos clientes, é precisar criar sistemas de bonificações e perfis VIP, para que o cliente saiba que quanto mais adquirir, mais valor ele terá para seu produto. Para isso, considere newsletters exclusivas, cupons de desconto e clubes de fidelidade.

Ideologia e Consciência social: É importante que a sua marca esteja envolvida em ações e projetos sociais que ajudem a fortalecer essa identidade de grupo, uma vez mais mostrando que esse nicho é importante e que ele existe, apesar de sua distância dos holofotes.

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