Como garantir a satisfação do cliente

Faz algum tempo que ter somente um bom atendimento ao consumidor de seus produtos ou serviços não garante sua felicidade. No entanto, não adianta fugir: é preciso...

como garantir a satisfação do cliente

Faz algum tempo que ter somente um bom atendimento ao consumidor de seus produtos ou serviços não garante sua felicidade. No entanto, não adianta fugir: é preciso lidar com a satisfação do cliente antes, durante e depois de sua compra. Com a informação ao alcance das mãos, o cliente quer mais. Antes mesmo de conhecer sua loja pessoalmente, por exemplo, ele pode acessar às informações em fóruns e portais de reclamação.

Assim, descobre, por meio de outros consumidores, o que a maioria fala sobre tudo o que seu negócio oferece. Portanto, nada como garantir que os outros estejam satisfeitos ao ponto de somente dizer o bem, não é mesmo?

Conquista e confiança

Entender o tamanho da importância que tem o consumidor para o seu negócio é primordial. Portanto, mesmo se você conquistou o cliente de forma correta, é necessário mantê-lo satisfeito sempre. Somente com a conquista diária, com os pequenos prazeres oferecidos é que se consegue sua confiança. Para isso, alguns passos devem ser seguidos e avaliados de forma constante.

Inclusive, achar que o cliente está no papo, é um dos primeiros pontos para perdê-lo, no primeiro momento de deslize. Vacilar não é permitido. A estratégia, que muitas vezes começa com o atendimento, não pode falhar.

Passos para a confiança

Geralmente, para que o cliente não tenha sua confiança traída por sua marca, produto ou serviço, é preciso pensar nos seguintes pontos:

Atenda corretamente: a preocupação inicial de todo o contato com o cliente passa pelo atendimento. Logo, atendê-lo de forma personalizada e rápida é sempre o melhor caminho. Além disso, ter respostas para o que ele procura ou mesmo demonstrar que pode consegui-las, é muito importante. Faz com que o cliente se sinta acolhido e respeitado. E isso deve ser feito constantemente, em todos os atendimentos, seja ele o primeiro ou o milésimo.
Tenha sua equipe qualificada e motivada: pontos principais para atingir os objetivos do primeiro item (atender ao cliente bem, sempre), são formados por qualificação e motivação constante de sua equipe. Afinal, como pessoas desmotivadas e descontentes, ou mesmo que não saibam o suficiente para ajudar ao consumidor sobre algumas dúvidas – às vezes até básicas, não passa nem perto de um bom atendimento. Lembre-se: seus colaboradores são seus primeiros clientes.
Resolva os problemas: Eles aparecerão a todo o momento. O segredo do sucesso está em saber como resolvê-los. Aliás, não somente em como resolvê-los mas sim em como evitá-los, antes mesmo de estourarem. Se até aqui você está com uma sensação de tranquilidade porque seguiu aos dois primeiros passos, saiba que este é um pouco mais complicado. Claro que, manter a equipe preparada e motivada e considerar pontos principais de um bom atendimento ajuda. Mas é necessário ter o controle de tudo para que os problemas sejam evitados com antecedência. Além disso, o segredo está exatamente no preparo das resoluções. Trabalhe sempre com hipóteses possíveis para as mais diversas situações. Quando (e se) elas realmente acontecerem, metade do trabalho estará feito com treinamento e qualidade.
Avalie constantemente a satisfação do cliente: independentemente de seu ramo de atividade é muito importante avaliar sempre qual o grau de satisfação do cliente. Como fazer isso? Adote práticas para medição desta satisfação.

Você pode fazer desta forma:

  • Escolha alguns segmentos para a avaliação;
  • Veja também quais experiências quer avaliar;
  • Com metas bem definidas, crie estratégias para conseguir os dados;
  • Veja quais os pontos foram levantados;
  • Separe em itens: urgentes, de urgência mediana e pouco urgentes. Aja de acordo com as prioridades;
  • Compartilhe os resultados com todos os envolvidos.

Tenha certeza: com base nos resultados deste feedback todas as medidas corretivas para a resolução de problemas, estarão muito bem fundamentadas para garantir a satisfação do cliente.
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1 comentário

  1. Josué Responder

    a motivação é o melhor instrumento de trabalho