Como identificar uma ideia de negócio

Saiba como identificar uma ideia de negócio e tirá-la do papel

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Nem toda grande ideia surge de um planejamento longo, muitas vezes as melhores oportunidades de negócio surgem espontaneamente de uma necessidade a ser suprida, da observação de um público em potencial ou mesmo de um hobby que carrega um potencial rentável. Por isso, para conseguir identificar uma boa oportunidade de negócio, basta estar atento.

Suas ideias podem ser um grande sucesso

Nem toda ideia pode ser aproveitada para um negócio, mas quando investimos na certa podemos alcançar o sucesso com ela. Para identificar uma ideia promissora para um empreendimento, é preciso observar alguns pontos importantes que caracterizam uma oportunidade de negócio:

1) Mercado:

uma ideia tem mais chances de sucesso se ela for única. Ideias inovadoras que trazem algo diferente são bem aceitas, então, observe se a sua ideia é uma “figurinha repetida” ou se traz uma inovação para o mercado.

2) Público-alvo:

observe também quem se interessaria por sua ideia, se você teria um público amplo o suficiente para sustentar o negócio. Não adianta ter uma boa ideia, mas que não é capaz de atingir um público satisfatório e que garanta o sucesso do empreendimento.

3) Viabilidade:

sua ideia também pode ser boa, mas inviável. Observe todos os fatores que estão envolvidos no projeto, como matéria-prima, fornecedores, frete (se necessário), ponto, valor final do produto e lucro.

4) Conhecimento:

quanto você conhece dessa área? Você gosta de trabalhar com isso? Para um empreendimento de sucesso é essencial ter conhecimento sobre a área e também gostar daquilo que se faz, ou poderá fracassar antes mesmo de começar.

Como uma oportunidade de negócio surge?

Como dito anteriormente, as boas ideias e oportunidades de negócio nem sempre são planejadas. Muitas vezes elas surgem de uma necessidade pessoal ou de algo e goste de fazer e possa ser rentável. Por exemplo: alguém que tenha intolerância à lactose, mas gosta dos produtos que a contém e cria receitas saborosas sem a presença dessa substância. A resolução do problema pode acabar criando uma linha de produtos ou estimulando a abertura de um restaurante.

Mas, se você prefere planejar e não esperar uma ideia surgir. Então, observe o mercado e suas carências. Prenda-se a uma área que goste ou domine e busque nela aquilo que ainda falta. Desenvolva um projeto que supra as necessidades que o público tem. É dessa maneira que você vai conseguir criar a sua oportunidade de negócio. Fique de olhos abertos e esteja atento às suas necessidades, às das pessoas a sua volta ou de um grupo. Atenda essa necessidade de uma maneira diferenciada e alcance o sucesso em seu negócio.

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