Como melhorar seu fluxo de caixa

Os negócios só vão bem quando a parte financeira está equilibrada e, para que isso aconteça, é essencial uma administração responsável, com um bom controle

como-melhorar-seu-fluxo-de-caixa

Uma empresa, para se manter ativa, deve ter bons canais de vendas para seus produtos e serviços e ter os custos operacionais em um patamar adequado e controlado. Para isso, é fundamental saber gerenciar o fluxo de caixa.

Os negócios só vão bem quando a parte financeira está equilibrada e, para que isso aconteça, é essencial uma administração responsável, com um bom controle da entrada e saída do dinheiro da empresa, principalmente em tempos de crise econômica.

Dicas para melhorar seu fluxo de caixa

Veja abaixo algumas dicas para deixar seu fluxo de caixa bem organizado e funcional:

Calendário de orçamento organizado

Sua empresa terá um crescimento bem mais rápido se mantiver o pagamento de contas em dia, com a construção de um bom capital de giro. Coloque seu calendário de faturamento em um programa de contabilidade. Isso facilitará o controle e ajudará sua empresa a provisionar capital para pagamentos.

Aumente o prazo das suas contas a pagar

Uma opção é alongar ao máximo o prazo para o pagamento das dívidas com fornecedores. Caso consiga que o prazo seja de 60 a 90 dias, dará tempo de procurar outras formas de conseguir o dinheiro sem precisar apelar para uma linha de crédito a curto prazo, de juros mais altos.

Vantagens do pagamento adiantado

Por outro lado, se receber uma proposta interessante do fornecedor para antecipar o pagamento de suas dívidas, não recuse e aproveite para pedir um bom desconto em sua fatura de 30 dias. Caso sua empresa tenha reserva financeira suficiente, sem comprometer o capital de giro, vale tentar.

Base de clientes bem equilibrada

É muito comum algumas empresas ou profissionais trabalharem por projetos. Um bom exemplo disso são os escritórios de administração imobiliária, agências de publicidade, contadores, advogados, entre outros. Uma boa alternativa para ter um fluxo constante de caixa é incentivar os clientes a pagar um valor mensal, por determinado tipo de serviço.

Otimização do estoque

Nunca tenha estoque em excesso, pois isso pode comprometer o capital de giro de sua empresa. Faça uma vistoria regular para saber quais mercadorias estão encalhadas. Programe suas compras de acordo com uma expectativa realista de entrada e saída de mercadorias.

Os melhores softwares ERP (Enterprise Resource Planning) do mercado permitem que seu empreendimento tenha uma boa visão do seu negócio e otimize estoque da maneira mais adequada.

Insumos

A empresa precisa mesmo ser dona de todo o maquinário e material usado para realizar suas atividades? Faça as contas para descobrir se alugar equipamentos de informática, carros ou outras ferramentas, ajudará a cortar custos no médio e longo prazo e trazer um melhor fluxo de caixa para a companhia.

Você mantém o fluxo de caixa de sua empresa em bom funcionamento? Comente!


Comente o que achou