Como montar missão, visão e valores da sua empresa

Ter missão, visão e valores bem estruturados é essencial para uma empresa. Veja como montá-los

como-montar-missao-visao-valores

Toda empresa necessita de estratégias para tornar seus serviços / produtos conhecidos e fortalecer sua marca tanto de forma interna, junto aos colaboradores, como externa com seus clientes e demais relacionamentos. Para tanto, um dos primeiros passos é definir a missão, visão e valores.

Esses pilares devem ser bem estabelecidos. Afinal, é a partir deles que uma companhia irá selecionar e motivar os funcionários, além de integrar operações em todos os níveis. Se a sua empresa ainda não possui esses conceitos, este artigo lhe ajudará a desenvolvê-los e colocá-los em prática, de forma rápida.

Dicas iniciais

Antes de definir a missão, visão e valores de seu negócio, realize pesquisas, levando em consideração palavras interligadas a eles, depois exclua as que forem muito genéricas, isto é, muito utilizadas em seu ramo de atuação. Lembre-se também de que não podem faltar frases únicas, que qualquer pessoa ao visualizá-las, poderá identificá-las como pertencentes a sua organização.

Missão

Inicialmente, é importante que você encontre qual é o principal benefício de sua empresa, serviço ou produto para o público-alvo. Em seguida, defina qual o seu maior diferencial. Depois, pense em qual seria o interesse do seu negócio. Após isso, crie uma frase breve que apresente esses três aspectos de forma resumida e atraente. Veja um exemplo fictício de empresa do ramo de investimento financeiro, para se inspirar: “A missão da Mercado é ser uma organização rentável por meio de planos e estudos específicos, atuando com o ideal de ser o início de muitas histórias de sucesso”.

Visão

A visão está intimamente ligada aos objetivos que o negócio deseja alcançar em médio e longo prazo. Dessa forma, coloque em uma frase curta a direção que deseja percorrer, de modo a integrá-la as suas principais propostas. Observe este exemplo fictício de uma empresa de varejo: “O Grupo CDE almeja ser referência no mercado de varejo, sendo reconhecida pela qualidade e inovação de seus serviços e produtos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do país.”

Valores

Os valores estão relacionados aos comportamentos e convicções de uma organização, os quais devem guiar as condutas internas e externas daqueles que estão envolvidos com ela. Assim, eles geralmente são colocados em frases sucintas, que contêm quais atitudes a definem. Acompanhe este exemplo de uma empresa fictícia da área de gestão de projetos: “Preferência pelos nossos clientes, sendo eles o combustível para o nosso trabalho. Crença em nossos colaboradores, valorizando-os. Ações que visem à sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social da população brasileira”.

Gostou destas dicas? Tem mais alguma para compartilhar com a gente?


Comente o que achou