Como mudar de carreira

Estudar sobre a nova carreira e buscar referências são dicas pertinentes para quem quer mudar de área ou mesmo ter um negócio próprio

saiba como mudar de carreira

Estar insatisfeito com a carreira escolhida é mais comum do que se pode imaginar. Tanto que, uma pesquisa da consultoria de Recursos Humanos Hays, realizada em 2016, com 3,6 mil respondentes em parceria com a ESPM, indicou que 74% dos respondentes consideravam mudar de emprego para outra função. No entanto, saber como mudar de carreira sem ter problemas graves de reestruturação exige alguns cuidados. Por isso, o DNA do Empreendedor separou alguns tópicos que devem ser considerados por qualquer pessoa, antes de tentar algo novo. Confira!

Guarde dinheiro

Antes de jogar tudo para o alto, deve existir um bom planejamento financeiro. Tudo porque, dificilmente, ao encarar uma nova área ou atribuição, você começará em um ponto mais “junior”. Mesmo que opte por abrir seu próprio negócio, na maioria das vezes, o retorno não aparece imediatamente. Por isso, é recomendado que você guarde dinheiro durante uns dois anos antes de sair de sua zona de conforto.

Estude tudo o que puder

Invista em adquirir todo o conhecimento possível sobre sua nova carreira. Procure cursos para se aprimorar, antes mesmo de fazer a mudança. Lembre-se que terá muitos desafios novos pela frente, mesmo que sua escolha de mudança envolva ter um negócio próprio. Veja informações sobre cursos de pós-graduação, MBA ou de curta duração para complementar seu conhecimento ou mesmo iniciá-lo do zero. Tenha em mente que aprender, nunca será demais.

Se aconselhe

Procure fóruns de discussão e pessoas que mudaram totalmente de carreira. Converse e veja quais as dificuldades que enfrentaram, bem como as vantagens que obtiveram. Veja também como está o mercado de trabalho de sua futura área. Vale procurar informações sobre os índices de empregabilidade, salários e funções. Vá atrás do que realmente gosta. Assim, será um pouco mais fácil passar pelos percalços encontrados.

Invista em networking

Complementar à dica do aconselhamento, fazer networking na futura área é fundamental. Procure se enturmar (pode acontecer em um curso) com pessoas que já estejam trabalhando na área escolhida. Mantenha contato e adquira todo conhecimento possível.

Esteja certo, mas não tenha medo de errar

Saber como mudar de área pode gerar incertezas. No entanto, com toda a pesquisa, com dinheiro guardado, saúde em dia e estudos, acreditar que a empreitada possa dar certo é um dos principais fatores. Tente levar adiante o que deseja. Ter certeza e estar seguro é bom. Mas não tenha medo de errar mais de uma vez.

E você, pensa em mudar de carreira? Comente!


Comente o que achou