Como não cometer erros ao empreender?

Conheça alguns erros comuns ao empreender e saiba como evitá-los

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Embora seja primordial para um empreendimento, identificar uma demanda não atendida pelo mercado não garante, sozinho, o sucesso de seus negócios. Empreender sem preparo e gestão é um erro que deve ser evitado, do contrário a saúde de sua empresa será comprometida. Saiba quais são os principais erros de empreendedores iniciantes e veja como evitá-los.

Quais são os principais erros ao empreender?

Além de um produto ou serviço que atenda às demandas, é preciso visão e administração para que um negócio cresça constantemente. Do planejamento à execução do negócio, saiba o que evitar.

Não ter um plano de negócios

É por meio do plano de negócios que os rumos de seu empreendimento são definidos, passo a passo. Ele permite ter visão do que é necessário para avançar e quando isso pode – ou deve – ser feito, o que garante controle de situações em diversos cenários econômicos. Sem um plano de negócios, o empreendedor pode estagnar, retroceder ou perder capital ao investir em passos errados para o avanço de sua empresa.

Não pesquisar o mercado

Ao empreender, é preciso ter um diferencial que faça destacar seu produto ou serviço diante do mercado. Para isso, é preciso estudar este mercado. Conhecer as demandas, as ofertas, buscar inovações e estar sempre atento a novos estudos e pesquisas é indicado. Sem o estudo do mercado, o empreendedor pode cair no erro de investir em algo que não possui demanda.

Não (saber) gerir as finanças

A má gestão financeira de uma empresa pode falir um negócio. É necessário ter controle do fluxo de entrada e de saída do caixa e, assim, calcular preços e investimentos sem comprometer as despesas fixas e o lucro de seu negócio. Atenção para a confusão patrimonial, não use os fundos de sua empresa para saldar dívidas pessoais.

Não (saber) investir em marketing

O seu negócio precisa de visibilidade. Não aplicar em marketing – ou não saber como investir – pode deixar sua empresa no anonimato. Trace um plano de marketing. Investimentos em marketing digital e em SEO (Search Engine Optimization) são eficientes e podem baratear os custos em relação ao marketing impresso.

Pecar no relacionamento com clientes e fornecedores

Ter um canal de relacionamento com o público, voltado para a pré ou pós-venda, é fundamental para a fidelização do cliente. Mas se o atendimento for negligente e não procurar entender as necessidades do cliente, esse canal pode originar má publicidade a sua marca.

O fornecedor também merece atenção e respeito. É ele quem fornece o material necessário ao seu negócio e um mau relacionamento pode deixar seu negócio sem matéria-prima ou sem possibilidade de desconto em suas compras.

Quais erros cometeu ao abrir seu negócio? Comente e compartilhe conosco as suas experiências.


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