Como o Youtube pode ajudar os empreendedores

Conheça as vantagens do Youtube para o empreendedorismo.

youtube-empreendedorismo

O Youtube é uma empresa do Google que se transformou em uma das maiores mídias sociais atuais, passando a ser a principal plataforma social de vídeos da Internet. Sua maior característica é permitir que usuários comuns criem contas, carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.

Atualmente, possui mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo, sendo a segunda rede mais usada no Brasil. Com o uso frequente, é importante que o empreendedor observe o Youtube como uma plataforma de negócios.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre a relação entre Youtube e empreendedorismo, quais as vantagens da rede social e como outros empreendedores estão se dando bem com este canal.

As vantagens do Youtube

A internet do brasileiro tem uma média de conexão entre 512kbs e 8Mbps, ou seja, com tal velocidade, o Youtube se torna um ambiente propício para o mercado de vídeos. Além disso, é a primeira opção a ser considerada quando a necessidade é compartilhar esse tipo de mídia.

Uma das grandes vantagens dessa rede social é que ela possui uma alta relevância para o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) do Google. Ao colocar tags (marcações) e uma boa descrição, o seu vídeo é facilmente encontrado nas buscas do Google.

O Youtube oferece gratuitamente hospedagem para os vídeos, mantendo-os como arquivo na rede, após novas atualizações. Além disso, oferece a opção de compartilhamento e comentários, sendo possível a interação da marca com o usuário.

Uma boa característica é que exatamente tudo pode ser monitorado, inclusive os comentários. E também é possível patrocinar os vídeos, criar playlists (listas de músicas ou vídeos) e canais para segmentação. Dessa forma, o Youtube possui um grande potencial de viralização, que ocorre quando um conteúdo se espalha rapidamente pela Internet e é o maior site de vídeos do mundo.

As desvantagens são que os termos de uso podem limitar alguns vídeos e para produzi-los é necessário gastar tempo e dinheiro. Outro fator é que não é recomendável carregar no site arquivos muito curtos, com menos de 1 minuto, mas também não é recomendável extrapolar com o tempo máximo recomendado, de 30 minutos. Além disso, o seu vídeo poderá exibir propagandas de outras empresas, pois o Youtube passou a inserir comerciais do Google AdWords (serviço de links patrocinados) na plataforma.

Como ganhar dinheiro no Youtube

Para manter a estrutura da empresa, o Youtube passou a inserir comerciais entre os vídeos, a incluir anúncios no rodapé do vídeo e outras diversas ações na ferramenta por meio do Google AdWords.

Dessa maneira, é possível que você ganhe dinheiro com os seus vídeos, justamente por causa dos anúncios. Todas as vezes que um anúncio é clicado, o anunciante paga um valor para o Google, através do AdWords. Caso o clique do anúncio seja feito através do seu vídeo ou sua página, você leva uma parcela desse pagamento, desde que seja participante do programa Google AdSense (outro serviço de publicidade do Google).

Como postar um vídeo no Youtube

Para veicular um vídeo no Youtube é muito simples, basta seguir este passo a passo:

1. Primeiro, é necessário fazer o login na plataforma; pode ser usado o mesmo usuário e senha do seu Gmail, se você possuir uma conta.

2. Arraste o arquivo que deseja carregar para a tela do site ou clique no ícone “procurar vídeos no PC”.

3. Uma nova janela será aberta. Aguarde o carregamento do vídeo. Nessa tela, é possível configurar informações básicas do vídeo, como título, descrição, marcadores e também adicioná-lo a playlists ou o definir como privado ou público.

4. Clique em “Monetização”. Assim você define as configurações de publicidade do vídeo, escolhendo quais os anúncios serão exibidos.

5. Na aba de “Configurações avançadas” é possível permitir ou proibir comentários, definir categorias, idiomas e legendas. Quando terminar, clique em “Publicar”.

6. Quando terminar de carregar, o vídeo será processado pelo Youtube, postado na plataforma. A partir desse ponto, já é possível fechar a janela de carregamento. Quando terminar o processamento, o usuário é informado por e-mail.

Editando um vídeo

No Youtube é possível também editar os vídeos que já estão na plataforma:

1. Clique na sua foto no topo da tela e no botão “Estúdio de criação”.

2. Selecione o vídeo que quer modificar e clique em “Editar”.

3. Na janela de edição é possível alterar a qualidade da imagem, adição ou edição de faixas de som e configurar legenda. Quando terminar as mudanças, clique em “Salvar alterações”.

Empreendedores para seguir no Youtube

Como já dissemos, o Youtube está cada vez mais popular, principalmente como uma ferramenta de conteúdo e comunicação. E, por isso, muitos empreendedores aproveitam a oportunidade para expor sua marca.
Vamos te mostrar quais empreendedores brasileiros seguir no Youtube. E não esqueça de se inscrever nos canais.
1. Endeavor Brasil – Possui muitos vídeos de capacitação e inspiração. Usa métodos como pílulas, mentorias, webséries, palestras. Além disso, possui vídeos com grandes nomes como Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz, Romero Rodrigues e entre outros.

2. TV Sebrae – Um ótimo canal para que donos de pequenos negócios encontrem capacitação. Eles divulgam vídeos semanais, com dicas específicas a webséries.

3. Arata Academy – Seiiti Arata compartilha conversas e miniaulas no canal, dando dicas de desenvolvimento pessoal, seja empreendedor ou não.

4. Conrado Adolpho – É uma referência no mercado digital brasileiro e em seu canal, há muito conteúdo sobre marketing digital, negócios e marketing.

5. Geração de Valor – Flávio Augusto é uma referência de empreendedor, com um canal com vídeos de empreendedorismo.

6. Imasters – Especializado em tecnologia, é um ótimo canal para conhecer o que há de novo no universo tecnológico.

7. Bruno Picinini – Fundador do Empreendedor Digital e de diversos outros projetos de sucesso, dá dicas de desenvolvimento pessoal, marketing digital e mostra casos de sucesso em seu canal.

8. Caderninho da Bel – O canal da Bel Pesce mostra vídeos de aprendizados da semana e insights interessantes para ser um empreendedor.

Gostou do artigo? Comente.


Comente o que achou