Como planejar suas férias sendo um empreendedor

Saiba como descansar sem pausar os negócios

empreender-planejar-ferias.jpeg

As férias são o momento mais aguardado do ano. Mas quando você é o único responsável pelo seu negócio, é possível planejar suas férias? Veja o que deve ser feito para que você consiga planejar suas férias enquanto empreendedor.

Programe antecipadamente suas férias

Uma vez que todas as suas entregas e demandas estão em dia, não há problema algum em você descansar. Por isso, planejar suas férias antecipadamente e estipular prazos limite para a aceitação e entrega de pedidos é essencial para a concretização das férias.
Limitar a quantidade de pedidos recebidos ajuda a manter a data programada para as férias e ter a certeza de que todas as tarefas serão executadas. Contudo, lembre-se de escolher uma data de baixa demanda para tirar as suas férias.

Delegue funções

Em sua ausência, se o seu negócio continuar funcionando, é preciso que haja alguém que tome conta de seu andamento. Para tal, é preciso que haja um funcionário para quem as devidas funções sejam delegadas.
Escolha um funcionário de confiança, prepare treinamentos e faça simulações antecipadas para que haja a certeza de minimizar as possibilidades de erros.

Avise seus clientes

Assim como em seus negócios, seus clientes também possuem uma programação e um fluxo que devem ser respeitados. Por isso, é importante alertar seus clientes a respeito de suas férias. Dessa maneira, o cliente também poderá se programar sem que haja um enfraquecimento em sua relação.

Descanse em suas férias

Entenda que as férias são para relaxar. Com a devida programação e responsáveis capacitados, não haverá problemas em não intervir em seus negócios por um curto período. Abaixar os níveis de estresse e aumentar os ânimos é importante para sua saúde mental e, por consequência, para seus negócios.
Caso prefira, consulte periodicamente como está o andamento dos negócios, mas não confunda essa consulta com um dia de trabalho comum. Caso contrário, de nada valerão as férias.

Dessa maneira, é possível dar uma pausa nos trabalhos sem que seus negócios ou finanças sejam afetados.
Lembre-se de não se apoiar em excesso em sua posição de empreendedor e exagerar na quantidade de férias ao longo do ano. Seus negócios precisam de sua presença e tomadas de decisão para seu crescimento.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe suas metodologias na programação de férias.


Comente o que achou