Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Problemas de acesso, falta de produtos, preços errados: nada disso pode atrapalhar o desempenho de seu e-commerce na Black Friday

como preparar seu e commerce para a black friday

Descontos e preços que muitas vezes ultrapassam a metade do aplicado normalmente e oportunidades de comprar produtos originais com entrega e todas as garantias. Assim funciona a Black Friday, data festiva, iniciada nos Estados Unidos na década de 1990, sempre às sextas-feiras após ao feriado de Ação de Graças.

No Brasil, como não é costume comemorar a Ação de Graças, a data foi incorporada, somente em 2010, como forma de antecipar as compras de Natal, com muitos descontos. No entanto, os primeiros anos geraram a alguns e-commerces grandes nacionais um pouco de dor de cabeça.

Problemas na infraestrutura tecnológica, preços conflitantes nos anúncios das ofertas e, ao finalizar a compra, falta de atendimento, entre outros, causaram sensação negativa e não atenderam a expectativa de milhares de consumidores. Muita coisa mudou nestes seis anos.

As lojas evoluíram e se adaptaram para atender à grande demanda que a data exige. Mas existem alguns pontos que devem ser verificados para que o sucesso de suas vendas seja garantido. Faça o check list nas dicas abaixo para que nada dê errado e boas vendas!

Conheça seu público-alvo

A prática mais comum para as vendas da Black Friday é colocar em oferta os produtos menos vendidos de seu site. Ledo engano! É claro que estes também podem estar com grande margem de desconto. Mas, geralmente, o consumidor espera que os produtos mais procurados, como smartphones e eletroeletrônicos estejam bem mais baratos do que o preço praticado normalmente.

Assim, é de extrema importância saber os itens mais procurados por seus clientes, para que estes sintam-se contemplados pelo real benefício da Black Friday. Estes itens devem ser acompanhados ao longo do ano e monitorados continuamente. Somente com o comportamento de compra de seus clientes bem definido é possível criar ofertas relevantes para este público.

Preparação de seu site

Após a definição dos produtos que terão desconto é preciso saber qual a margem dele, forma de pagamento e acesso facilitado para que o cliente feche a compra. Além da infraestrutura tecnológica, é importante avaliar e testar todas as etapas de compra. Fazer testes de usabilidade de seu e-commerce é fundamental para saber o quanto este pode aguentar em termos de movimento de acessos.

Situações frustrantes para o consumidor podem fazer com que este, além de não voltar mais em sua loja, espalhe comentários negativos em redes sociais ou mesmo órgãos de defesa do consumidor. Lembre-se que toda a reputação construída pode ruir, em apenas um dia.

Anuncie suas ofertas

Trabalhar a expectativa de seus consumidores é um ótimo ponto para atrair mais clientes à sua loja. Por isso, invista em práticas de marketing, como banners, anúncios em plataformas digitais, ferramentas de e-mail marketing e ações pontuais.

Um bom exemplo é usar o e-mail de confirmação de compras que antecedem a Black Friday como plataforma de divulgação das grandes ofertas que estarão em seu e-commerce, bem como divulgação em redes sociais, mídia televisiva, entre outros.

Não se esqueça de criar a campanha também para o próprio dia das vendas. É importante atrair o consumidor e balancear o estoque dos produtos, tempo de entrega, formas de pagamento e toda a estrutura que envolve a venda. Aja com rapidez neste dia e trabalhe com a lei da oferta e da procura: produtos mais procurados podem alavancar muitas vendas, mesmo com um bom desconto.

Mantenha seus canais de atendimento atualizados

Caso seu e-commerce atue com multicanais de atendimento, todos devem estar igualmente preparados para suportar a grande demanda. Afinal, será um dia de muito movimento, não é mesmo? Treinar ao SAC com informações prontas para atender quaisquer dúvidas ou mesmo problemas que o cliente possa ter é essencial para que toda a operação de compra seja bem-sucedida.

A credibilidade de seu empreendimento é muito importante. Prepare seu e-commerce para a Black Friday e a probabilidade de muitos clientes voltarem para as compras de Natal ou mesmo em outras datas importantes para o comércio é gigante. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido e ainda ter seus produtos de desejo entregues, sem problemas ou complicações? Sucesso nas vendas!

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou