Conheça as características de um perfil empreendedor

Buscar novas iniciativas, estar antenado ao mercado, saber calcular riscos e persistir estão entre os principais atributos do empreendedorismo

conheca-caracteristicas-de-um-perfil-empreendedor

Um estudo realizado pela Conecta, plataforma Web do Ibope, com 996 jovens brasileiros, apontou que 32% dos entrevistados se preocupam com a necessidade de desenvolver capacidades em empreendedorismo. A pesquisa “Reinventando Carreiras – Funcionários do Futuro”, ainda mostra que 26% dos jovens entrevistados desejam aprimorar a capacidade aprimorar a capacidade de antecipar problemas, obtendo uma visão ampla do cenário em que está envolvido. Dos entrevistados, 24% considera que precisa desenvolver as competências em negociação e inovação.

Mas como saber se você tem o perfil empreendedor? Separamos alguns itens primordiais para responder esta pergunta e até mesmo ajudá-lo a melhorar sua visão empreendedora. Confira!

Principais características empreendedoras

A habilidade de buscar oportunidades e ter iniciativa funciona como uma antena para direcionar o perfil empreendedor, assim como a capacidade de resolver problemas rapidamente e não ter medo do desconhecido.

Exigir eficiência e qualidade nos serviços prestados e sempre procurar melhorar o que você já sabe, são fortes indicativos de que saberá controlar seus negócios de forma brilhante. Tudo porque, desta forma, sua preocupação com os serviços e produtos que oferece refletirá diretamente na forma como irá atender melhor seus clientes, fornecedores, parceiros, por exemplo.

Não desistir

Persistir em prol de seus objetivos funciona como mola propulsora para quem tem o perfil empreendedor. Quando as dificuldades e problemas que, aparentemente não têm solução surgirem, o empreendedor estudará e descobrirá formas de resolver tudo.

Um empreendedor tem todo o planejamento de metas e objetivos previamente e estrategicamente traçados e sempre à mão. Definir novas atividades com a equipe? Ele sabe. Entender quanto pode ganhar ou perder, e tomar a decisão antecipada? Sabe também. Sua capacidade de avaliar as alternativas e optar pela melhor opção é enorme.

Riscos calculados e comprometimento

De mãos dadas com o planejamento de metas, está o comprometimento. Afinal, sem o comprometimento para realizar as ações, nada acontece. Por isso, o bom empreendedor sempre cumpre o que prometeu, no prazo estipulado. Ele sabe calcular os riscos das ações, mesmo que isso signifique fazer o trabalho pessoalmente para que nada dê errado.

Este comprometimento também é encontrado na capacidade de monitorar o que planejou. Com as etapas e processos desenhados, o monitoramento das ações é fundamental. Quanto mais sistemático for esse acompanhamento, mais chances de sucesso tem o empreendedor.

De perfil empreendedor para perfil empreendedor

Uma rede de contatos grande e a capacidade de convencimento são pontos positivos para o empreendedor. Geralmente, ele sabe quem serão seus parceiros e como fazer com que suas estratégias sejam seguidas por estes. Além disso, ganha a confiança de outros empreendedores que, como ele, se aproveitam desta rede de contatos.

Autoconfiança e independência fecham a lista das características de quem tem o perfil empreendedor. Esses requisitos são fundamentais para quem pensa em construir seu próprio negócio ou mesmo adquirir uma franquia consolidada. Afinal, a partir de bons resultados a vontade de crescer aumenta e não há como se intimidar com os outros. Caso você tenha se reconhecido nos pontos mencionados aqui, parabéns: você tem o perfil empreendedor.

Gostou desse artigo? Comente!


Comente o que achou