Conheça cinco jogos de negócios

Veja jogos de negócios que desenvolvem habilidades para empreendedores

conheça cinco jogos de negícios

Jogos podem ser muito mais que mera diversão. Há algumas décadas cientistas vêm estudando os efeitos positivos que eles causam em nosso cérebro. Esse passatempo gera estímulos mentais para uma série de atividades e percepções necessárias para qualquer empreendedor.

Isso porque um bom jogador desenvolve habilidades como raciocínio lógico, percepção de padrões, gestão de recursos e cálculo de risco – todas fundamentais para ser um bom empreendedor. Pensando em tudo isso, nem parece brincadeira, não é? Para se divertir e se desenvolver ao mesmo tempo, selecionamos cinco dicas de jogos de negócios.

Jogos que ajudam na administração de negócios

Xadrez

O xadrez é um dos jogos mais antigos da humanidade. Sua forma atual começou a ser desenvolvida na Europa no século XV, mas as origens do jogo podem ser rastreadas já no século VI. O xadrez se enquadra na categoria de jogos de negócios porque a sua prática não depende nada da sorte, mas sim do uso da lógica e estratégia para derrotar seu oponente. Essas são habilidades essenciais para os que estão à frente de uma empresa própria.

Monopoly

Também conhecido como Banco Imobiliário, o Monopoly foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1903. Nesse jogo de tabuleiro, os jogadores devem adquirir riqueza e evitar ir para a falência comprando propriedades marcadas no mapa. Parte do jogo envolve fazer um bom uso dos recursos disponíveis, no caso, dinheiro falso, e também ter um pouco de sorte para não acabar na prisão ou pagando muitas taxas. É um dos jogos de negócios que traz aprendizado para o empreendedor que precisa ter um bom controle da sua contabilidade para manter a empresa de pé.

Jogos de cartas

Boa parte dos jogos de cartas envolve a tomada de decisões de risco, alinhada com um pouco de sorte e conhecimento do cenário que está sendo disputado. Saber ler as pessoas, para não cair nos blefes delas, também é uma habilidade adquirida, principalmente em jogos como poker e truco. O passatempo, que também é um jogo de negócios, traz ensinamentos com diversão.

Simuladores de negócio

Os simuladores, que também oferecem opções de jogos de negócio, são uma versão lúdica do exercício profissional. Eles transformam administração em uma brincadeira. Ainda assim, para ser bem-sucedido nesses games, é necessário ter muita estratégia e saber administrar bem os recursos disponíveis, para prosperar no negócio virtual. Existem muitas variedades desse tipo de jogo em várias plataformas, desde simuladores de café até hospitais e parque de diversões. É só procurar o que mais te interessa!

Jogos de negócios em equipe

Saber trabalhar em equipe, e em especial comandar uma, é uma das habilidades fundamentais para um bom empreendedor. Durante toda a vida, as pessoas se veem em situações em que devem trabalhar juntas, seja na escola, empregos ou até mesmo em competições de jogos. Conseguir organizar pessoas, assumir a responsabilidade de liderança, dar ordens e reconhecer esforços fazem parte dos jogos em equipe assim como no dia a dia de uma empresa.

Quais games você joga que trazem aprendizado para seu negócio? Comente e compartilhe com a gente suas experiências.


Comente o que achou