Empreendedor: Aprenda como se organizar e gerir melhor o seu tempo

Aprenda como utilizar a gestão do tempo em benefício do seu negócio.

Aprenda como utilizar a gestão do tempo em benefício do seu negócio.

Na vida do empreendedor, o tempo pode ser tanto o melhor amigo quanto o pior dos inimigos. Afinal, nas 24 horas de cada dia é necessário arrumar tempo para reuniões, propostas, planejamento, trabalho e até estudos e especialização.

É muito comum nessas horas se tornar uma presa fácil para a ansiedade. Isso porque a sensação de que o tempo passa rápido demais e, por isso, nenhuma tarefa consegue ser executada propriamente é horrível para todas as pessoas, pior ainda para para os empreendedores, cujo sucesso depende, em grande parte, da sua capacidade de resolver problemas. Porém, a partir do momento em que o empreendedor aprende como se organizar, a ansiedade diminui e a produtividade é garantida.

Existem muitos métodos de organização de tempo que podem ajudar a colocar a rotina em ordem. Vamos listar aqui alguns dos mais populares.

Como se organizar: três métodos para aumentar a produtividade

 

GTD

O método GTD, sigla de Get Things Done, foi desenvolvido pelo consultor norte-americano David Allen. É Um método aparentemente simples, no qual o principal objetivo é resolver as tarefas. Pode parecer até simples demais, mas pense se não faz sentido: muitas vezes nos vemos com tantas tarefas que fica difícil começar o trabalho. Nesses casos, criar uma lista de prioridades e ir riscando uma a uma já ajuda bastante.

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Entretanto, para conseguir trabalhar bem dentro do método GTD você precisa saber a diferença entre projeto e tarefa. Tarefas são nossas atividades cotidianas, como responder todos os e-mails ou atualizar a planilha de estoque. As tarefas devem nos ajudar a concluir os projetos, como reduzir o tempo gasto em cada atividade ou mesmo aumentar as vendas em um bimestre. Como projetos são planos de médio e longo prazo, não adianta colocá-los em uma lista de prioridades.

Pomodoro

O Pomodoro é outro método bastante famoso e recomendado. Diferente do GTD, que se foca em listar atividades, esse método foca no tempo trabalhado. Basicamente, você precisa programar um cronometro para trabalhar, de forma ininterrupta, por 25 minutos, para depois pausar por cinco. Repita o processo até chegar no quarto ciclo, para depois descansar por 15 minutos. Esse controle do tempo aumenta o foco que você dedica a uma tarefa específica, evitando que você perca tempo com distrações.

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Essa técnica foi desenvolvida durante os anos de 1980 por Francesco Cirillo. O nomedesse método foi dado por conta dos timers utilizados para cronometrar as tarefas, que se parecem muito com um tomate (a palavra pomodoro em italiano significa tomate).

Não quebre a corrente

Esse método é um reforço na autoestima e motivação para completar tarefas. Para seguir com ele, tudo o que você precisa é de um calendário que possa rabiscar. O método consiste em eleger uma tarefa importante e, todos os dias que você conseguir completá-la, marcar no calendário. Depois de um tempo você perceberá que formou uma “corrente” de dias em que cumpriu sua tarefa e o objetivo é não a quebrar.

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O método é um dos favoritos dos escritores, sendo até recomendado por associações norte-americanas de roteiristas. O método também é positivo para grandes projetos, que precisam ser construídos etapas por etapas. Por exemplo, um relatório anual ou mesmo a apresentação de introdução da sua empresa.

E você, utiliza alguma técnica para se organizar? Como você ordena suas tarefas? Comente!


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