Entenda a diferença entre líder e chefe e veja se você está se saindo bem na liderança da sua empresa

Ser chefe pode ser uma tarefa árdua, cansativa e cheia de decepções, mas ser líder é um ofício dos mais agradáveis, pois essa figura é capaz de...

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Ser chefe pode ser uma tarefa árdua, cansativa e cheia de decepções, mas ser líder é um ofício dos mais agradáveis, pois essa figura é capaz de inspirar e desenvolver o que há de melhor nos membros de sua equipe.

Você é um chefe, um líder ou as duas coisas ao mesmo tempo? Como identificar se você está chefiando ou liderando sua equipe? Confira abaixo os perfis de líder e chefe e descubra quem você é.

O chefe e o líder

O chefe:

O chefe está na posição que lhe designaram, tende a ser autoritário e distribuir ordens. Comanda pessoas e visa apenas lucros e resultados. Nunca pensa no bem-estar coletivo e vê os funcionários como subordinados que seguem suas ordens como ele julga eficaz. Aponta e responsabiliza outros pelos erros cometidos, mas quando a meta é alcançada, parabeniza apenas a si, sem reconhecer os esforços de outrem.

O líder:

Um líder consegue motivar sua equipe e inspira as pessoas a trabalhar em conjunto, valoriza cada indivíduo, observando suas habilidades. Respeita a limitação de cada um e auxilia a superá-la. Preocupa-se com resultados, mas observa o caminho trilhado dos responsáveis pelo alcance das metas. Sempre é respeitado por não considerar seus liderados como um número, mas como peça fundamental.

Como identificar se sou chefe ou líder?

Uma forma simples de identificar qual é o seu papel é conversar com sua equipe. Observe o tratamento deles com você, perceba se agem com medo ou com respeito. A equipe de um chefe costuma ter receio de conversar com ele. Mesmo longe do trabalho a relação entre chefe e funcionário costuma ser muito distante.

Pense em como tratou alguém de sua equipe que foi fundamental para alcançar algum objetivo. Qual foi sua reação ao perceber o quanto a pessoa se esforçou para chegar ao resultado? Caso sua resposta seja algo parecido com “não sei, nunca pensei nisso”, “ninguém é único ou fundamental se eu não disser o que fazer” ou “não sei, pois nunca observei o andamento das ações, somente o resultado”: Você é um chefe!

No entanto, se suas respostas se parecem com “eu a parabenizei e encontrei uma forma de incentivá-la pela iniciativa”, “fiquei feliz, pois sei o quanto foi difícil para que nós conseguíssemos alcançar o resultado” ou “solicitei que a equipe se reunisse para compreender os esforços do fulano e demonstrei o quanto foi importante para todos”: Você é um líder!

Como me tornar um chefe?

Ser chefe não requer habilidades especiais, apenas é preciso ter voz de comando. Em geral, alcançar esse posto não necessariamente acarreta o envolvimento da equipe de forma amigável. O não envolvimento e autoritarismo fazem, por vezes, surgir muitas reclamações referentes a um suposto egoísmo ou soberba trazidos pelo cargo.

Como me tornar um líder?

Ser líder requer atenção e compaixão. Caso essas habilidades não tenham sido desenvolvidas ao longo de sua carreira, procure um curso que ensine como desenvolvê-las.

Nem sempre ser líder o torna um chefe, ou seja, sua equipe pode tê-lo como um líder sem que você seja o responsável oficial pela equipe. Um líder sabe manter uma equipe motivada, mesmo que esse não seja seu papel.

A empresa tem muitos benefícios com uma boa liderança. Contudo, a melhor opção é desenvolver habilidades que fazem bem a si mesmo. Ser chefe ou líder depende da sua capacidade em interagir com os outros e isso é possível levar para a vida toda, mesmo fora do ambiente corporativo.

Para você, quais são as características que um líder e um chefe devem ter? Comente e compartilhe conosco as suas opiniões e experiências.


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