Entenda o que é KPI e qual a relevância

Saiba o que é KPI e como otimizar os processos do seu negócio.

entenda-o-que-e-kpi-e-qual-a-relevancia

O que é KPI? KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é uma maneira de medir o desempenho dos processos de uma empresa e utilizar essas informações para atender seus objetivos.
Diversos indicadores podem ser medidos pela KPI devido ao fluxo constante de informações, o primordial é escolher quais são os indicadores que serão medidos. Por exemplo, se você possui uma página de e-commerce, sua KPI pode ser quantidade de acessos que se convertem em vendas. Essa informação possibilita que você direcione melhor suas estratégias e faça melhorias no site.
Na prática, a KPI é a hierarquização das informações mais importantes para levantar dados que podem ser úteis ou não para o desenvolvimento do negócio.

Vantagens da KPI

Listamos alguns tópicos com as vantagens de aplicar esse monitoramento para a gestão do seu negócio:

Avaliar quais os pontos em seus processos necessitam de melhorias
Base sólida e confiável para pautar suas decisões
Otimizar os processos
Redução de custos e o aumento da produtividade

Como aplicar a KPI em sua empresa

É fundamental que a escolha dos indicadores vá de encontro com o seu objetivo.
Escolha apenas os indicadores que realmente podem fornecer uma base sólida para o processo de tomada de decisão, acompanhar indicadores que não são relevantes podem prejudicar a performance do objetivo que você quer atingir.
A relevância dos indicadores é muito importante, indicadores como curtidas e compartilhamentos em redes sociais não mostram resultados concretos.
A periodicidade também faz parte dessa aplicação, acompanhar os dados com frequência possibilita que você entenda o que está funcionando ou não e escolha uma estratégia mais interessante.
Por esse motivo, defina bem o seu objetivo e estratégias que correspondem com o que a sua empresa espera. Isto posto, selecione os KPIs que importam de fato e comece a acompanhar.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou