Explore seu potencial de mercado

Posicionamento, localização e estudo da concorrência estão entre os quesitos para desvendar o potencial de mercado de sua empresa.

explore seu potencial de mercado

Saber como estudar a concorrência, o quanto seus clientes podem investir em determinado serviço ou produto e o que mais agradaria a eles, é essencial para formatação correta de todas as estratégias que regem sua companhia. Afinal, conhecer o potencial de mercado de atuação de sua empresa, para entender como seu público-alvo atua, é fundamental para o sucesso. Geralmente, o levantamento é feito antes mesmo de começar a pensar em abrir seu empreendimento. Confira!

Área de atuação

Antes de construir seu empreendimento, é importante considerar o perfil dos habitantes que possivelmente serão seus consumidores ou compradores. Usar uma solução para geolocalização, por exemplo, pode ser um bom início. Veja qual o custo, espaço necessário e até a acessibilidade deste espaço.
Além disso, é preciso levar em conta que, se a região de escolha para abertura do seu negócio estiver em uma área residencial, os moradores da região, geralmente, não ficarão em casa durante o horário comercial.

Análise da concorrência

Caracterizar e saber quem são os concorrentes que estão por perto também tem que ser feitos no processo inicial de abertura do empreendimento. Não que seja impeditivo para que você construa seu império.
No entanto, é bom conhecer cada um dos pontos de atuação, até para ver o quanto seu produto pode impactar ou se diferenciar daquilo que já é oferecido, seja em qualidade, em preço e em atendimento.

Comportamento do consumidor

Despertar a curiosidade do consumidor pode ser um bom caminho. Não é à toa que, um produto novo, um serviço diferenciado ou mesmo um atendimento impecável pode fazer com que suas vendas cresçam exponencialmente.
Conhecer os hábitos de seus consumidores pode levá-lo a estimulá-los a, no mínimo, quererem saber mais sobre o que seu empreendimento oferece. Podemos incluir neste montante pesquisas com pessoas da região de atuação, além de técnicas e estudos do mercado.

Como medir o potencial de mercado

Para medir o potencial de mercado em que sua empresa atuará é necessário se ater a dois itens básicos:

Pessoas

Preocupar-se com as pessoas, deve envolver a quantidade destas no local de atuação; a demografia e principalmente, se estas pessoas usarão seu produto ou serviço e por quê. Para tanto é preciso responder a pergunta: “quantas pessoas estão prontas para usar meus produtos e serviços?”

Quanto dinheiro?

Entender o potencial de gasto de seus clientes e consumidores de seus produtos é saber qual o seu mercado alvo. Vale para estimar o quanto poderá ser vendido por seu negócio. Sabendo quanto dinheiro o público-alvo tem para investir em seus produtos e serviços, é o que direciona o preço destes e provisiona os ganhos e gastos.

Posicionamento de seu potencial de mercado

Após seguir os itens acima, antes de iniciar seu negócio preocupe-se com o posicionamento de sua empresa. Desta forma, o check list abaixo pode ajudá-lo:

  • Definição de área de atuação;
  • Qualidades e defeitos do ponto comercial;
  • Conquista do consumidor;
  • Estratégias de marketing digital bem definidas;
  • Produto, serviço ou consultoria estruturados.

Com essa lista e todos as outras dicas é possível entender e definir o potencial de mercado de seu empreendimento. Boa sorte!

Tem o potencial de mercado de sua empresa bem definido? Comente!


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