Ideias sustentáveis de negócio

Saiba como ideias sustentáveis podem alavancar seus negócios.

ideias-sustentaveis-de-negocios

Tenha ideias sustentáveis para seus negócios. A ideologia e estratégia por trás desta ação não está em colocar a sua empresa em um rol privilegiado de elogios, para que esta pareça preocupada com o meio ambiente e a sociedade. Hoje, é praticamente uma obrigação para as companhias atuar com ideias sustentáveis, prezando pela qualidade de vida, do ecossistema e meio ambiente, considerando três âmbitos: econômico, social e ambiental.

A pesquisa “Como as empresas socialmente responsáveis lucram com isso”, realizada globalmente pela consultoria Nielsen, em 2015, aponta que o compromisso com a questão social, tem o poder de influenciar a compra para 45% dos entrevistados.

O mesmo estudo revela que o compromisso com o valor social influencia positivamente 43% dos participantes. Além disso, 65% das vendas realizadas em todo o mundo em 2014 foram feitas por marcas que transmitem amplamente o seu compromisso de valor social e ambiental.

Melhores práticas sustentáveis

Ser sustentável não significa só reciclar itens que seus funcionários usam ou apenas trocar todas as lâmpadas da empresa por outras mais econômicas. É preciso avaliar e buscar melhorar aspectos que envolvam o entorno da companhia, como as comunidades próximas. Sustentabilidade envolve pontos positivos e viavelmente econômicos, exemplificados pela adoção da reutilização de embalagens de produtos ao invés da reciclagem. Atitudes como estas são respeitadas por consumidores, clientes e parceiros.

É imprescindível a adoção das ideias sustentáveis como premissa de negócio para sua empresa. Portanto, em complemento à ação de reuso de materiais, adote iniciativas que permitam que seus funcionários utilizem transportes não poluentes (como espaços com vestiário e bicicletário), plante jardins – verticais, horizontais, dentro e fora dos ambientes, invista em telhados ‘verdes’ e outras atitudes social e ambientalmente responsáveis.

Melhore o ambiente para os colaboradores e para o mundo. Talvez, uma reforma para readequar a fiação e melhorar o sistema de ventilação e luz natural, seja indicada. Todos ganham com a iniciativa, inclusive, as finanças de sua empresa.

Ajuda para ideias sustentáveis

Algumas entidades ligadas ao empresariado e empreendedorismo possuem cartilhas gratuitas de ideias sustentáveis que podem ser adotadas por sua empresa. É o caso do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em suas diretrizes, o Sebrae indica quais ações devem ser levadas em consideração no momento de criar um ambiente sustentável. Estas ações, que podem ser conferidas aqui, abrangem todos os setores de uma empresa, passando por planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing, entre outros. Com planejamento, mudança de ações e na cultura dos colaboradores, seu novo negócio sustentável vai longe. Todos só têm a ganhar.

 

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou