Já pensou em fazer uma pós-graduação?

Confira dicas para escolher seu curso de pós-graduação

ja-pensou-em-fazer-uma-pos-graduacao

Uma das principais características do empreendedor é que ele deve sempre buscar a perfeição. Essa é uma exigência não apenas do mundo dos negócios, mas da vida pessoal, pois a personalidade do empreendedor é refletida no seu negócio. Por isso, é importante fazer constantemente cursos de capacitação e aprimoramento de conhecimento, como os de pós-graduação, para os que já concluíram a graduação.

Nessas constantes jornadas de aperfeiçoamento os estudos são extremamente importantes. Além de agregar conhecimento e valor ao currículo, o aprendizado capacita melhor o empreendedor para os desafios de conduzir sua empresa.

Para os empreendedores já formados, a melhor saída é fazer uma pós-graduação. Existem tipos diferente de pós graduação, cada uma mais adequada para certos perfis: a especialização, o MBA, mestrado e doutorado.

A especialização costuma ser uma pós-graduação mais curta e que demanda menos tempo por semana para aulas, durando entre 12 a 24 meses. Geralmente, dura o mesmo período de um MBA (Master Business Administration), mas a diferença está no investimento desejado, foco e variedade de cursos e nível de inglês cobrado.Já o mestrado pode durar cerca de três anos. É voltado para pessoas com perfil pesquisador e acadêmico.

A escolha entre essas opções varia conforme o tempo disponível, capacidade de investimento e, é claro, tipo de curso desejado.

Pós-graduação para empreendedores: como escolher

Para orientar você em seu projeto de pós-graduação, listamos a seguir algumas dicas.

Empreendedorismo

Nos últimos anos, muitas escolas começaram a oferecer cursos de pós-graduação voltados para o empreendedor de maneira mais direta. Esses programas podem ser um bom passo para quem está pensando em começar a empreender agora.

Especialização na área

Procurar se especializar na área que já é graduado é uma boa opção para os prestadores de serviços. Além de adquirir conhecimento para o seu negócio, o empreendedor passa mais credibilidade aos futuros clientes.

Novos Negócios

Uma pós-graduação em novos negócios instrui o empreendedor a enxergar novas oportunidades no mercado, além de passar noções de administração, gestão e marketing, entre outros conhecimentos.

Inovação

Uma pós-graduação em inovação prepara o empreendedor para enxergar os desafios futuros e propor soluções criativas para os problemas. Para quem gosta de pensar fora da caixa, essa pode ser uma especialização ideal.

Gestão Empresarial

Existem também as pós-graduações voltadas para o desenvolvimento da liderança. Essa é uma excelente escolha se sua empresa já tem um bom número de funcionários ou está em processo de crescimento.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou