O que é crowdsourcing?

Unir forças e conhecimento, por meio de colaboração, para resolver problemas está entre os principais pontos sobre o que é crowdsourcing

o-que-e-crowdsourcing

Para entender melhor o que é crowdsourcing é necessário pensar em coletivo. Tudo porque trata-se de unir forças e conhecimento em prol de resolver problemas, com ajuda da tecnologia e conhecimento compartilhado. O conceito, formado a partir das palavras em inglês crowd (multidão) e outsourcing (terceirização), existe há aproximadamente dez anos e tem ganhado destaque entre as empresas. Saiba como usar o crowdsourcing a favor de seus negócios.

Interação social

As questões para administrar uma empresa não são poucas. Logo, contar com a colaboração de seus colaboradores para a resolução de problemas, pode ser uma ótima pedida. O ser humano é um ser de interação social, não é mesmo? Desta forma, a partir do que ele constrói individualmente, resoluções podem ser usadas no coletivo, seguindo o conceito de crowdsourcing.

Vantagens de adotar o crowdsourcing

Sem muito custo, o crowdsourcing pode auxiliar seu empreendimento em vários aspectos.

Custo reduzido ou nenhum

Por contar com as ideias e ideais de um grupo para melhorar serviços e produtos, o crowdsourcing tem a vantagem de contar com brainstorms naturalmente discutidos para que os problemas sejam resolvidos. Muitas vezes, esta ação não implica em muito ou quase nenhum custo.

Trabalho colaborativo

Engajar e fidelizar seu público-alvo muitas vezes acontece por meio de trabalho colaborativo. Pode começar apenas com uma pequena ação entre os principais clientes de sua marca ou produto. Afinal, uma campanha feita que viraliza em redes sociais, por exemplo, tem sua espontaneidade em ser divulgada pelos usuários. É um trabalho colaborativo totalmente gratuito.

Inovação contínua

Com um grupo de pessoas colaborando continuamente, uma gama de ideias pode surgir a todo tempo. A inovação é inesgotável em um ambiente de crowdsourcing, pois os colaboradores sempre farão o possível para obter o melhor.

Comunidades com o mesmo objetivo

Seguindo a estratégia de comunidades, algumas empresas têm aproveitado o conceito para que dezenas ou milhares de profissionais de áreas diversas, troquem, além de conhecimento, serviços e experiências. Assim, ao precisar de um profissional específico, a própria comunidade se movimenta para espalhar a notícia (ao indicar aos demais a oportunidade) ou mesmo tornar o preço mais competitivo, uma vez que o ambiente é de colaboração de todos.

Áreas que podem usar o crowdsourcing

A contribuição coletiva pode ser incorporada às áreas de Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Vendas e Tecnologia da Informação. Porém, qualquer área pode ter suas ações de crowdsourcing. Para o Desenvolvimento de Produtos a colaboração está na avaliação e conceitos de usabilidade. Por exemplo, uma comunidade (que pode ser formada, inclusive, pelos colaboradores de sua empresa) usam e avaliam o produto, mostrando novos caminhos e melhores funções para determinado produto ou serviço.
Para o Marketing e Vendas a conquista de mercado, ações de Branding e novas estratégias podem ser aplicadas com base na troca de conhecimento coletivo. Em Tecnologia da Informação está a troca de informações sobre o desenvolvimento de soluções, programação e avaliação de softwares.

Passos para adotar o crowdsourcing

Para interagir em comunidades ou criar sua própria força-tarefa, não adianta somente entrar em contato com elas. É preciso fazer um estudo do público que poderá ajudar sua empresa de forma colaborativa e descobrir quem são as pessoas que poderiam acrescentar a seus negócios. Perguntas sobre “quem somos nós” ou “o que é a empresa” sempre ajudam a descobrir qual público poderia ajudar.
Além disso, é preciso descobrir quais áreas de sua empresa poderiam aproveitar as vantagens de plataformas crowdsourcing. Assim, tente interagir de acordo com as áreas que melhor se encaixam no formato colaborativo ou crie sua própria comunidade. Procure plataformas de integração para unir forças. Tenha certeza de que o conhecimento compartilhado será muito útil.
Sua empresa adota estratégias de crowdsourcing? Comente!


Comente o que achou