O que faz um CEO?

Cuidar das estratégias de gestão da empresa, bem como manter os colaboradores motivados, estão entre as atribuições de um CEO

o que faz um CEO

Cuidar para que todas as estratégias sejam seguidas à risca e colocadas em prática, bem como motivar e inspirar colaboradores para levar adiante o negócio da empresa. Todos estes papéis, juntos, estão nas atribuições de um CEO (do inglês, Chief Executive Office). Para começar a entender o que faz um CEO é necessário saber que é comum que quem assume esse cargo seja também o proprietário ou sócio majoritário da empresa.

No entanto, não basta ser dono: tem que participar ativamente de tudo, ser um verdadeiro líder e fazer com que todos tenham vontade de crescer com a empresa e com o ideal dela.

Características sobre o que faz um CEO

Veja abaixo algumas características presentes no perfil de um CEO:

Autocontrole e calma

Primeiramente, um CEO deve ter autocontrole e ser calmo para lidar com problemas que surjam diretamente na administração dos negócios. Por ser superior hierarquicamente a todos que trabalham na empresa, o CEO é quem geralmente responde diretamente aos investidores. No entanto, um CEO não trabalha sozinho. Uma equipe formada por diretores e gestores de diversas áreas, seguindo a mesma visão, auxiliam o líder.

A pressão é constante e ele tem que agir bem com as situações de maior estresse. Por mais que sua equipe seja altamente responsável é ele quem toma a decisão final.

Determinação

Saber dizer não é uma das características primordiais para ser um bom CEO. É preciso saber argumentar e, com muita determinação, não abdicar daquilo que acredita ser o melhor. Afinal, a decisão está com você. Da mesma forma, saber quando recuar também faz de você um líder de uma companhia. Acredite naquilo que, de acordo com seus argumentos, farão com que a empresa, bem como colaboradores e serviços, obtenham sucesso.

Contato com todos

Engana-se quem acredita que, por ser o líder maior de uma empresa, o CEO deve se isolar dos demais colaboradores. Mesmo sendo ocupado com estratégias e responsabilidades enormes, é bom que faça parte de seus afazeres conversar com outros colaboradores e acompanhar de perto tudo o que acontece com eles.

Disseminação da cultura empresarial

Espalhar a cultura da empresa e compactuar com ela também é missão do CEO. Com a ação de perpetuar a cultura, bem como os valores e a missão, esse profissional mostra seu comprometimento com aquilo que realmente acredita.

Admitir os erros

Com a pressão de acertar sempre, faz parte das atribuições de um CEO admitir seus erros. Afinal, ao liderar a empresa e ser o principal mentor dos funcionários, os erros da companhia como um todo devem ser assumidos por ele.

E você, está preparado para ser CEO de seu negócio? Comente!


Comente o que achou

1 comentário

  1. Humberto Machado Responder

    Fantastico este DNA empreendedor, nossa eu creio que isso que caracteriza um lider, eu creio que nunca estamos preparador para algo de imediato, que este tipo de responsabilidade deve ser construida, e a partir daí situações adversas é que vai mondando um CEO/Lider. A minha avó que já foi empresária ex-dona de hotel e falecida em 2006 com mais de 90 anos e lucida ainda, dizia que: – Você pode viver e conviver com uma pessoa uma via que você não a conhece. Nós mesmo as vezes fazermos coisas que nós nos surpreendemos. Portanto você pode passar uma vida tentando ser o melhor e achando que você já viveu de tudo que ainda sim, mesmo no fim de sua vida, você vai se surpreender.