O que faz um CEO?

Cuidar das estratégias de gestão da empresa, bem como manter os colaboradores motivados, estão entre as atribuições de um CEO

o que faz um CEO

Cuidar para que todas as estratégias sejam seguidas à risca e colocadas em prática, bem como motivar e inspirar colaboradores para levar adiante o negócio da empresa. Todos estes papéis, juntos, estão nas atribuições de um CEO (do inglês, Chief Executive Office). Para começar a entender o que faz um CEO é necessário saber que é comum que quem assume esse cargo seja também o proprietário ou sócio majoritário da empresa.

No entanto, não basta ser dono: tem que participar ativamente de tudo, ser um verdadeiro líder e fazer com que todos tenham vontade de crescer com a empresa e com o ideal dela.

Características sobre o que faz um CEO

Veja abaixo algumas características presentes no perfil de um CEO:

Autocontrole e calma

Primeiramente, um CEO deve ter autocontrole e ser calmo para lidar com problemas que surjam diretamente na administração dos negócios. Por ser superior hierarquicamente a todos que trabalham na empresa, o CEO é quem geralmente responde diretamente aos investidores. No entanto, um CEO não trabalha sozinho. Uma equipe formada por diretores e gestores de diversas áreas, seguindo a mesma visão, auxiliam o líder.

A pressão é constante e ele tem que agir bem com as situações de maior estresse. Por mais que sua equipe seja altamente responsável é ele quem toma a decisão final.

Determinação

Saber dizer não é uma das características primordiais para ser um bom CEO. É preciso saber argumentar e, com muita determinação, não abdicar daquilo que acredita ser o melhor. Afinal, a decisão está com você. Da mesma forma, saber quando recuar também faz de você um líder de uma companhia. Acredite naquilo que, de acordo com seus argumentos, farão com que a empresa, bem como colaboradores e serviços, obtenham sucesso.

Contato com todos

Engana-se quem acredita que, por ser o líder maior de uma empresa, o CEO deve se isolar dos demais colaboradores. Mesmo sendo ocupado com estratégias e responsabilidades enormes, é bom que faça parte de seus afazeres conversar com outros colaboradores e acompanhar de perto tudo o que acontece com eles.

Disseminação da cultura empresarial

Espalhar a cultura da empresa e compactuar com ela também é missão do CEO. Com a ação de perpetuar a cultura, bem como os valores e a missão, esse profissional mostra seu comprometimento com aquilo que realmente acredita.

Admitir os erros

Com a pressão de acertar sempre, faz parte das atribuições de um CEO admitir seus erros. Afinal, ao liderar a empresa e ser o principal mentor dos funcionários, os erros da companhia como um todo devem ser assumidos por ele.

E você, está preparado para ser CEO de seu negócio? Comente!


Comente o que achou