Passo a passo de como prospectar clientes

Prospectar clientes exige alguns cuidados, veja algumas dicas de como conquistar novas contas.

como-prospectar-cliente

Uma empresa de sucesso depende de clientes. Mas conquistá-los não é tarefa fácil, ainda mais quando se está começando. Ter uma cartela de cliente qualificada, depende de uma equipe de vendas bem alinhada e estruturada, que saberá prospectar os clientes certos para os serviços certos.

Antes de sair por aí caçando clientes, você deve fazer um planejamento detalhado sobre quem são seus possíveis consumidores. Afinal, ao atirar para todos os lados, você pode acabar perdendo dinheiro e a confiança, pois, sem parcerias sólidas se torna mais difícil fazer o seu negócio engrenar.

Outro ponto importante que não pode faltar para conseguir novos clientes, é a divulgação. Quanto mais conhecida for a sua empresa, mais as pessoas ficarão interessadas em fazer negócio com ela. Por isso, faça um plano de marketing e esteja nas principais redes sociais. Agora veja alguns passos que você deve tomar ao prospectar clientes

Se ofereça aos interessados

De nada adianta oferecer seu produto ou serviço a quem não está interessado. É um esforço em vão que só gerará frustração. Neste momento, procure direcionar suas estratégias, será em vão atirar para todos os lados na tentativa de conseguir acertar um e ter sucesso.
Por isso, é muito importante estudar os seus prospects e oferecer exatamente aquilo que ele deseja consumir. Assim, as chances de sucesso serão bem mais altas. Entenda as suas necessidades e converse com a sua equipe sobre qual é a melhor forma de resolver os problemas de seus prospects.

Prospectar não é vender

Ao marcar uma reunião com um prospect, tenha em mente que você não está lá para vender, mas sim para se apresentar. A prospecção tem como objetivo iniciar uma relação que pode vir a virar uma negociação, é como um primeiro encontro, onde ambos apenas querem se conhecer melhor para ver se valerá a pena o investimento. Se precipitar neste momento pode arruinar uma relação promissora.

Tenha clientes como parceiros

Nada melhor que ser indicado por quem já conhece o seu serviço: seus clientes. Se a sua parceria com os clientes atuais dá certo, isso significa que eles estão satisfeitos e, quando satisfeitos, a chance de indicação é bem mais alta. Por isso, estimule seus clientes a conseguirem novos prospects para a sua empresa. Ofereça descontos e vantagens, desta forma, ele estará estimulado e só falará bem de você.

Esteja na internet

Não existe outro lugar mais eficiente para se expor do que a internet. É nela que o seu prospect irá pesquisar sobre o seu negócio, seus serviços e o que estão falando sobre você. Por isso, invista em um site de qualidade e atualizado, tenha perfis nas redes sociais, principalmente no Linkedin, uma rede social profissional, tenha também um blog corporativo, no qual você possa falar sobre a sua empresa e o universo em que ela está inserida.

Frequente eventos da área

Uma outra forma de conseguir bons clientes é frequentar eventos e convenções da sua área de atuação. Estes são os lugares perfeitos para fazer networking, conhecer novos prospects e entender o que está acontecendo no mercado. Nestes eventos você encontrará pessoas abertas e dispostas a conhecer coisas novas e quem sabe, fechar negócio.

Planeje os próximos passos

Após se aproximar do seu prospect, é hora de definir quais serão as próximas ações. É importante se mostrar disposto e interessados em todas as necessidades que o seu futuro cliente apresentar. Fazer uma proposta para um prospect leva tempo e deve ser feita detalhadamente para que não haja nenhum mal entendido.
Por isso, não se afobe! Estude as necessidades do cliente para que você saiba o que fazer por ele. Outra coisa importante é manter contato, clientes gostam de ser lisonjeados e saber que podem contar com você em todos os momentos.

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou