Quais ações podem aumentar a produtividade de seus colaboradores?

Conheça algumas ações que, além de aumentar a produtividade de sua equipe, deixam os colaboradores mais motivados

quais-acoes-podem-aumentar-a-produtividade-de-seus-colaboradores

De acordo com a pesquisa realizada, em 2015, pela Conference Board, três profissionais brasileiros equivalem, em produtividade, a um funcionário estadunidense. Isso porque o mercado brasileiro não possui, como regra, a cultura de incentivar seus colaboradores e visa unicamente resultados. Entenda como obter aumento de produtividade ao investir em colaboradores.

Incentivo e aumento de produtividade estão interligados?

Em pesquisa, a Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que pessoas felizes produzem 12% mais do que pessoas desmotivadas. O Google notou um aumento de até 37% em sua produção, após investir em ampla infraestrutura e suporte aos seus colaboradores.

O caso é que, quando o profissional se sente valorizado pela empresa, ele entende que seu trabalho tem valor e aumenta sua força de venda e sua produtividade. Do contrário, se não acredita em seu trabalho, seu rendimento torna-se indiferente aos seus olhos, o que acarreta na diminuição de sua produção.

O que fazer para incentivar colaboradores e aumentar a produtividade?

Da infraestrutura ao conforto, saiba o que fazer para ter equipes mais estimuladas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Otimizar os processos que envolvem seu colaborador também influencia no seu rendimento, seja pela aceleração na execução das tarefas ou pelo conforto que a desburocratização desse fluxo traz. Para tal, invista em tecnologias e ferramentas de gestão [#0906 l DNA do Empreendedor] que facilitem e tornem mais ágeis as atividades de seu colaborador.

Estimule o crescimento profissional

Treinar seu colaborador aperfeiçoa sua expertise profissional, o que traz benefícios ao negócio como um todo. Também, o colaborador, ciente do investimento que é feito nele, sente reconhecido o seu valor e enxerga-se parte fundamental do sucesso da empresa.

Além disso, criar um plano de carreira para os colaboradores lhes dá perspectiva de crescimento, o que faz com que eles busquem aperfeiçoamento constante de seu trabalho e fomentem o sucesso dos negócios.

Demonstre a importância do seu colaborador

Esteja atento às aptidões individuais de cada funcionário e, sempre que possível, delegue atividades concernentes aos pontos fortes de cada colaborador, dando-lhes autonomia nas tomadas de decisões e execução das tarefas. Consulte-os antes de avançar em algum projeto e deixe claro o peso de sua opinião.

O feedback dessas atuações é igualmente importante. Caso o desempenho de um profissional tenha sido positivo, expor os resultados diante de toda a equipe ajuda na motivação.

Por outro lado, em caso de baixo desempenho, procure fornecer o feedback ao responsável pela tarefa reservadamente, incentivando-o a aperfeiçoar seus pontos fracos.

Invista em um ambiente descontraído

Parte da infelicidade ou descontentamento com o trabalho provém do estresse por ele causado. Investir em um ambiente descontraído, sem muita pressão quanto a atrasos, intervalos e conversas durante o expediente, bem como em estruturas de bem-estar e lazer, faz com que a empresa não seja vista como ambiente hostil, mas sim como um lar. Promover e incentivar happy hours contribui com a sinergia de sua equipe e alivia a carga de estresse, corroborando para sua felicidade.

Quais ações você pratica em seu negócio para aumentar a produtividade de seus colaboradores? Comente e compartilhe conosco as suas experiências.


Comente o que achou