Quais os principais aspectos de liderança?

Ser bom, otimista, transparente sobre processos, responsável e saber dirigir a equipe estão entre os principais aspectos de liderança

principais-aspectos-de-lideranca

Ser um bom líder é fundamental no mundo do empreendedorismo. Afinal, a sua empresa depende não só de sua capacidade, mas de como sua equipe consegue reagir aos desafios e às metas estipulados. Por isso é fundamental seguir alguns aspectos de liderança.

Muitos ficam preocupados em achar maneiras de ser um bom líder, mas é válido lembrar que as pessoas não nascem líderes, na verdade, se tornam um. Além disso, é bom saber de que esse processo não acontece do dia para a noite. Demanda muito conhecimento pessoal experiência, prática e, como tudo na vida, envolve falhas.

Aspectos de liderança

Otimismo

Um líder deve ser uma pessoa otimista na equipe. Isso porque seus funcionários deverão olhar para ele como um exemplo do que fazer, principalmente em situações difíceis. Um líder que é muito negativo ou tem pouca confiança na frente dos colaboradores deixará a moral da equipe baixa e poderá até motivar as pessoas a saírem da empresa.

Transparência

Um líder deve ser transparente sobre os processos internos e externos da empresa. É claro que todo negócio tem informações confidenciais, mas seus funcionários devem saber em qual direção estão indo, quais os negócios que foram fechados, metas dos clientes, possíveis bonificações como consequências dos trabalhos, entre outros. Em resumo, evite esconder coisas dos seus funcionários para não criar um clima de desconfiança na equipe.

Responsabilidade

O líder é a pessoa mais responsável da equipe. Ele deverá saber quando fez algo bom ou ruim, elogiar os funcionários e criticar na mesma medida, sem favoritismos. Mas, principalmente, deve cobrar de si mesmo o que cobra dos funcionários e até mais. Quando um cliente está insatisfeito, o líder deve saber a hora de proteger os funcionários, e não entregar toda a culpa nas mãos deles, como quem quer se safar de uma bronca. O mesmo vale quando o cliente está feliz, já que um bom líder dividirá a glória com sua equipe.

Competência

Um líder deve ser bom. Ele deve ser o melhor funcionário possível, para que os outros se inspirem nele e procurem melhorar em suas jornadas profissionais. Entretanto, um bom líder reconhece suas limitações e procurar contratar outras pessoas que executam algumas tarefas melhor do que ele. Um bom líder deve saber delegar e, por mais que tenha um nível técnico superior em alguns casos, não deve ficar se intrometendo o tempo todo no trabalho dos outros. Em resumo, um bom líder deve orientar tecnicamente os funcionários, mas não fazer o trabalho por eles.

Gostou deste artigo? Comente com a gente!


Comente o que achou