Seja bem-vindo ao DNA do Empreendedor

Saiba o que Pedro Englert, do StartSe , tem a dizer sobre empreendedorismo e internet no primeiro artigo do DNA do Empreendedor.

Saiba o que Pedro Englert, doStartSe , tem a dizer sobre empreendedorismo e internet no primeiro artigo do DNA do Empreendedor

Olá, me chamo Pedro Englert, tenho 36 anos e sempre fui apaixonado por empreendedorismo, desafios e crescimento. A minha primeira experiência com empreendedorismo se deu, ainda na escola, por meio de uma organização internacional que desenvolve programas nos colégios visando estimular o espírito empreendedor nos jovens. Seu mantra é: “A Vida é um Caminho, não um Destino e Você é o Arquiteto do seu Caminho”. Com eles tive certeza que a minha vida seria empreendendo. Sempre gostei de números e o mercado financeiro me fascinava. Porém, no início da minha carreira acabei tendo oportunidades mais ligadas à área comercial. Até que em 2006 surgiu a oportunidade de entrar em uma empresa de investimentos com um forte viés educacional que começava a despontar no mercado brasileiro. Com a experiência que havia adquirido nos meus trabalhos anteriores consegui contribuir para que a companhia criasse uma boa dinâmica com seus escritórios parceiros, me tornei sócio da XP Investimentos, liderando a área comercial por sete anos, quando já tínhamos mais de 300 escritórios parceiros por todo o Brasil.

Saí dessa função para assumir o portal InfoMoney, que havíamos comprado e entendíamos que tinha um grande potencial de crescimento. Foi uma experiência  incrível, pois, de fato, crescemos muito, nos tornamos o maior portal de finanças do Brasil, nos associamos com a Bloomberg e eu pude entrar de cabeça no mundo digital, que atualmente é responsável pelas principais revoluções que estamos vivendo.

No fim do ano passado, deixei o portal e a sociedade da empresa de investimentos para buscar novos desafios. Logo de cara encontrei dois que me encantaram e neles estou investindo todo o meu tempo hoje: O primeiro é o StartSe, uma grande plataforma que abriga todo o ecossistema de startups voltada especialmente para investidores, mentores, empreendedores e empresas que querem buscar inovação. O meu segundo projeto é a criação de um sindicato de investidores que estou montando com amigos e ex-sócios voltado especialmente para o mercado de startups. Estamos procurando oportunidades onde podemos investir o nosso capital e a nossa experiência adquirida em projetos que acreditamos e com pessoas que compartilhamos valores. Esse grupo já fez quatro investimentos e deve terminar o ano com oito.

Toda essa jornada me ensinou que empreender tem muitos desafios e que o sucesso depende de uma postura de testar ideias, correr riscos e aprender quando agir de maneira mais forte.  Se eu fosse definir empreendedorismo em uma frase, diria que ele é a arte de encontrar oportunidades e alinhar visões que levam em  direção ao sucesso.

DNA do Empreendedor

O brasileiro possui um espírito empreendedor nato, algo que já está em seu DNA que o motiva a procurar desafios, melhorar de vida e ser o dono do seu próprio caminho. Por isso, é muito importante termos mais canais que motivem as pessoas a empreender.

Especialmente em momentos de crise, o assunto empreendedorismo ganha força. Porém, é mais comum encontrar pessoas com boas ideias, e  não bons negócios. Muitas vezes os produtos fazem sentido e têm potencial, porém a forma como os negócios são montados não permitem que eles deem certo. Por isso, portais como o DNA do Empreendedor são fundamentais. Quanto mais se disseminam a educação e melhores práticas, mais conseguimos contribuir com o sucesso desses empreendedores.

A importância de estar na internet

Hoje é fundamental para qualquer negócio estar presente na internet. Afinal, cada vez mais as empresas são virtuais, cada vez mais a tecnologia aproxima o homem ao produto com grande eficiência. Negócios que servem para intermediar essa relação estão em cheque; os que não agregam inteligência possivelmente já morreram, os que agregam pouco vão morrer em breve, os que agregam muito devem correr, pois a competição será dura.

Entender esse mundo, compreender os recursos que estão disponíveis, acompanhar o que acontece, testar coisas novas me parece uma atitude conservadora, pois é a melhor forma de garantirmos que seguimos na tendência e competitivos.

Sobre o autor:

Pedro Englert, 36 anos, foi sócio e Diretor da XP Investimentos. É ex-CEO da InfoMoney e hoje é sócio do StartSe, que, além de ser um portal de conteúdo dedicado ao mundo de empreendedorismo e startups, também atua como uma plataforma que conecta empreendedores a investidores, mentores, aceleradoras, grupos de investimento e a uma rede de parceiros capazes de oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de uma startup.


Comente o que achou

1 comentário

  1. Heraldo Silva de Macêdo. Responder

    Que o empreendedor, está sempre à frente sempre correndo riscos e encontrando soluções.