Séries que todo empreendedor deveria assistir

Confira séries que ajudam pensar como gerir seus negócios.

series-para-empreendedores

Com o passar do tempo, as séries televisivas se popularizaram e se incorporaram na rotina de grande parte dos brasileiros. Atualmente, as séries abordam diversos temas, muitos deles sérios, e trazem consigo públicos de diversos gostos, incluindo aqueles que buscam o prazer do entretenimento unido à possibilidade de aprendizado profissional. Caso você se encaixe nesse último perfil, acompanhe abaixo a lista de séries que todo empreendedor deveria assistir para aprender com a experiência de outros empresários, sejam eles reais ou fictícios.

Séries de não-ficção

Meu Start

A série, apresentada pela Record News, propõe incentivar novos empreendedores a partir de depoimentos e histórias inspiradoras de diversos empresários, cujos relatos são lições a serem aprendidas. O programa tem uma linguagem leve e a vantagem de ser transmitido em rede nacional.

Shark Tank: negociando com tubarões

Produzida pela emissora norte-americana ABCA, a série faz com que um grupo de empreendedores apresente rapidamente seu pitch para apresentar aos investidores a sua ideia, deixar claro o investimento que necessita e o lucro que oferecem em troca. Quando o plano é bem executado, o empreendedor sai do programa com um novo sócio. A série ensina como ser claro, objetivo e saber pensar negociar.

Your Business

Destinada a pequenas e médias empresas, a série traz sempre a história de um case de sucesso, além de convidar especialistas e investidores que aconselham empreendedores e otimizam seus negócios. A série é transmitida pela rede MSNBC e o site da emissora disponibiliza alguns vídeos para visualização gratuita.

O Sócio

Marcus Lemonis é um investidor de sucesso que já resgatou mais de 100 empresas que possuíam potencial para crescer, mas pecavam em gestão. A série mostra a rotina do investidor que se torna sócio da companhia que quer resgatar ao investir seu próprio dinheiro. Para que não tenha prejuízos, Marcus tem de tomar decisões difíceis e é justamente aí que um empreendedor pode aprender muito com a série. Exibida pelo History Channel, o site oficial da série traz vídeos e testes com preciosas lições.

O aprendiz

A versão brasileira do programa norte-americano , transmitida pela Rede Record, já colocou grandes nomes do empreendedorismo para avaliar uma equipe de profissionais que utilizavam todo o conhecimento de mercado para conquistar uma vaga em uma empresa de grande porte. Os erros e acertos dos candidatos faz com que o telespectador reflita sobre as decisões tomadas.

Séries de ficção

Suits

A rotina em um escritório de advocacia, cujos protagonistas são Harvey Specter, um experiente advogado de sucesso, e Mike Ross, seu prodígio pupilo, trazem à tona a necessidade de estar sempre um passo à frente. Para isso, é preciso conhecer seu concorrente a fundo, arriscar e sempre pensar nos mais diversos cenários que uma situação pode ter.

Mad Men

Situada nos anos 60, a série mostra o cotidiano de uma agência de publicidade que acompanha a mudança no mercado e na vida das pessoas em um momento de grandes transformações sociais. Mostrando a versatilidade de Don Draper, a série evidencia a necessidade do negócio de acompanhar as atualidades para se manter firme.

Silicon Valey

Apesar de se tratar de uma comédia, a série mostra a vida de seis programadores de uma startup de tecnologia tentando sobreviver e prosperar no maior polo de tecnologias americano. A série mostra a importância de entender o mercado e de negociar com diferentes investidores, dando lições de gestão de maneira didática.

House of Cards

No meio dos jogos de influência e poder, a trajetória de Frank Underwood, um ambicioso político que deseja se tornar o homem mais poderoso do mundo, mostra que o network, relacionamento e articulações podem resultar em sucesso, ainda que as ações do protagonista não sejam vistas como éticas.

Agora é só agendar um tempo da rotina para aprender de uma forma diferente como lidar com a sua empresa, indo além das paredes de um escritório, assistindo as séries no conforto do seu lar.


Comente o que achou