Como fazer seu site aparecer no Google?

Quer aprender como aparecer no Google com o site da sua empresa sem pagar por isso? Conheça o trabalho de SEO e alavanque as visitas do seu...

Quer aprender como aparecer no Google com o site da sua empresa sem pagar por isso? Conheça o trabalho de SEO e alavanque suas visitas

O Google é o buscador mais importante da atualidade. Também não é para menos: milhões de páginas estão indexadas e buscas das mais diversas aparecem em milésimos de segundos na tela de seu computador. Muitos sites, antes mesmo de ser lançados querem descobrir como aparecer no Google. Mas o que significa “estar indexado” pelo buscador? Significa estar em sua base da dados e, desta forma, aparecer quando alguém digitar algum assunto que esteja em seu conteúdo.

Entretanto, não quer dizer que somente por ser indexado, seu site aparecerá entre os primeiros. O problema é que a indexação pode demorar muito tempo. E ninguém quer não ser visto ou considerado pelo Google, não é mesmo? Algumas práticas relacionadas a SEO (do inglês Search Engine Optimization) ajudam e muito neste processo.

Crie seu sitemap

Algumas medidas devem ser tomadas para acelerar a indexação de seu site no Google. A primeira delas é se cadastrar em ferramentas para a criação de seu sitemap. Trata-se de um arquivo no formato xml ou xml.gz que agrupa todas as páginas de seu site. É um mapa que funciona como guia para os robôs de busca e até mesmo os usuários a navegar e achar estas páginas (URLs).

Para criar seu sitemap gratuitamente, você pode clicar aqui, por exemplo. Há outras opções e, se você procurar no Google (veja só!), pode achar uma outra que goste mais. Com o mapeamento e a estruturação correta, as chances de você ser visto aumenta consideravelmente.

Para tanto, não basta somente criar o sitemap de todas as suas URLs. O segundo passo é cadastrar o seu sitemap – os arquivos gerados no formato xml ou xml.gz, e enviá-los por meio do Google Search Console, antigo Websmaster Tools.

Ser indexado mais rapidamente

O próprio envio de sitemaps é um grande passo para ser adicionado à indexação mais rapidamente. Entretanto, um outro fator que ajudará e muito é o cadastro de um feed de notícias. Também conhecidos como RSS, esse feed avisa às pessoas quando seu site for atualizado, por meio de assinaturas que os próprios leitores de seu site fazem. Vá ao Google Search Console e, da mesma forma que cadastrou seus sitemaps, cadastre seus feeds.

E esse tal de link building?

Parte do trabalho de SEO, o link building é um grupo de estratégias que tem a finalidade de conseguir links externos, de determinados sites de relevância, que fazem com que estes influenciem e melhorem a posição e popularidade de seu site.

Especialistas afirmam que se trata da parte mais complexa do trabalho de SEO. No entanto, quando bem feito, faz com que seu site cresça e apareça. Conseguir um link de algum produto ou serviço de seu site, de forma natural, dentro de um site que já possua relevância é um dos fatores que mais aceleram a sua indexação, bem como seu posicionamento rumo aos primeiros volumes de busca.

Entretanto, para fazer esse trabalho valer a pena, é necessária uma pesquisa bem feita. Além disso, você deve ter parceiros que aceitem que o seu link seja colocado em um conteúdo deles, certo? Descubra qual a classificação deste site ou portal por meio de ferramentas como a MOZBar (extensão para Google Chrome) ou Woorank. Depois, entre em contato com este canal e veja a possibilidade de vocês trocarem algum conteúdo ou mesmo de você oferecer este conteúdo.

O link building funciona como uma espécie de recomendação de alguém que você confia muito. O Google enxerga isso e faz com que suas possibilidades diante dele só cresçam. Mas não se engane: o conteúdo que você oferecer a este site deve ser muito relevante e ter tudo a ver com o conteúdo que o seu site produz.

Ainda mais: o link que você inserir no texto deve estar o mais natural possível. Da mesma forma que isso faz com que seu site cresça, ele pode fazê-lo cair e muito no posicionamento se tiver uma punição. Portanto, o trabalho não pode ser jogado de qualquer jeito. Tem que ter paciência e bastante relevância. E lembre-se: esses links devem ser variados e ter qualidade!

O Google percorre suas páginas

Dizem que o Google sabe de tudo. Na verdade, o Google vê a maioria das coisas. Como foi dito no início, não vale a pena ser ignorado por ele, certo? O que acontece, geralmente, é que os sites não são imediatamente indexados.

Ou seja: não é porque seu site está lindo, responsivo, estruturado e principalmente com conteúdo relevante, que ele entrará no banco de dados do Google rapidamente. Isto pode levar até meses. No entanto, com as estratégias bem aplicadas de SEO e esses passos seguidos, suas chances de como aparecer no Google ficam muito melhores.
Gostou deste conteúdo? Comente!


Comente o que achou

14 comentários

  1. Leandro Responder

    Muito bom. Vou testar.

  2. ALOISIO ASSIS Responder

    bem explicativo e muita necessidade principalnente para pessoas leigas no assunto.

  3. ícaro Pinto Responder

    Parabéns pelo artigo!

    Obs.: Aqui nã seção de comentários a fonte é muito “fina” e com tonalidade que não facilita a leitura. De resto, o site está muito bem desenvolvido. Segue o print do que mencionei: http://prntscr.com/anza9c

  4. Weiden Carvalho Responder

    Muito bom

  5. Cândida Responder

    Gostei muito, podem continuar mandando.

  6. lurdes oliari Responder

    Sim gostei! É um caminho a mais que o google, abre para a espanção dos negocios. Quero testar.

  7. ALZ DEDETIZAÇÃO Responder

    Bastante esclarecedor.

  8. FRANCISCO SILVÉRIO DE ALMEIDA Responder

    MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE…!!! ESPERO PODER TER TUDO QUE POSTEI PARA PODER PUBLICAR ALGO QUE POSSA ME SERVIR E A QUEM TAMBÉM INTERESSE…!!! OBRIGADO GOOGLE…E FACEBOOK (facebacana)…!!!

  9. ROSENAR GONÇALVES Responder

    Gostei, tenho dificuldade em entender sobre os termos e conteudo informatizado. este esta bem explicado e vou segui-lo.
    OBRIGADO.

  10. Joaquim Rubio Responder

    Dicas e informações de grande utilidade e esclarecimentos transparentes. Obrigado pela Publicação.

  11. Sandro Macedo Responder

    muito bom vou guardar este material para uso futuro.

  12. Rubens Guimarães Responder

    Muito bom o explicativo principalmente pra mim que sou leigo no assunto e tenho um Site para divulgar

  13. Curso Online Responder

    Parabéns!!! Muito bom esse artigo, dicas valiosas.

  14. Leandro Xavier Responder

    Pastagem direta e concisa. Claro que há muito mais envolvido, mas como abordar tudo em pouco tempo? Quase impossível! Deforma simples foram capazes de ambientar pessoas que nunca ouviram falar de SEO, indexar, ou ranking e sitemaps. Curti o site.