Como divulgar um site na Internet

Conheças as estratégias mais eficazes de como criar um site na Internet.

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Criar um site é um passo muito importante para sua empresa. Mas, para que ela fique conhecida, são necessários alguns esforços online para divulgar o seu negócio. Nesse artigo, você vai conhecer todos os caminhos do marketing digital para divulgar o seu site e ter o reconhecimento que você procura.

Como divulgar meu site na Internet?

Para ter sucesso na divulgação do seu site, será necessário desenvolver alguns métodos reconhecidos no mercado como eficazes. Por isso, iremos descrever cada um e você poderá entender qual melhor se encaixa na estratégia de divulgação do seu negócio.

SEM

O SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de ações de marketing de busca, ou seja, é focado em trazer resultados em buscadores. Para isso, é necessário trabalhar em duas frentes: o SEO (Search Engine Optimization) e os anúncios em Links Patrocinados.

Essa forma de divulgação é muito importante, porque os sites de busca são o canal de entrada de quase todo mundo na Internet, e com as práticas de SEM é possível colocar em destaque os sites e páginas individuais nas primeiras colocações dos grandes buscadores.

Para exemplificar, faça o teste. Entre no buscador de sua preferência e faça a busca com a palavra “empreendedor”. Os primeiros resultados, normalmente descritos como “anúncio”, são os links patrocinados. Já os resultados os orgânicos, são os que melhor se classificaram, possivelmente com técnicas de SEO.

SEO

O SEO é uma das principais práticas do marketing digital e visa a otimização do site, melhorando a posição orgânica do seu negócio nos mecanismos de buscas.

As ações de otimização podem ser referentes ao uso das palavras-chave, à melhoria de conteúdo, à organização de arquitetura do site, entre outros. Dessa maneira, sua página pode ser melhor compreendida pelo mecanismo de busca.

As práticas de otimização podem representar um ganho de médio/longo prazo no aumento de tráfego no site, lembrando que um conteúdo de qualidade também é um fator importante para aumentar as visitas.

Link building

Os mecanismos de buscas atribuem valores por meio de vários algoritmos a todos os sites da Internet, para saber sua relevância e popularidade. Ou seja, quanto mais o link da sua página for usado por outras páginas, mais os mecanismos de buscas entendem a popularidade dele.

Os links podem ser internos ou externos. A ‘linkagem’ interna é a ligação entre páginas de um mesmo site e a ‘linkagem’ externa acontece quando outros sites indicam a sua página.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados ou PPC (Pay Per Click) são a maneira do anunciante aparecer no topo do resultado de buscas. Esse tipo de anúncio é bem eficaz, pois você paga proporcionalmente à quantidade de clique que recebe.

Um ponto de atenção neste processo é que os sites avisam que os resultados da busca são patrocinados e por isso as visitas são menos eficientes que os resultados orgânicos.

No Google, por exemplo, há a rede AdWords, que é responsável pelos anúncios que serão mostrados de acordo com as palavras-chave pesquisadas.

Mídia Display/ Ad Networks

A mídia display é o formato mais tradicional de fazer marketing digital. Ele envolve banners e outros anúncios gráficos que são inseridos em sites e portais. Essa é uma maneira eficiente de buscar o seu público-alvo baseado no conteúdo e segmento de outros sites.

O Ad Networks é uma rede centralizada que distribui os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade de o anunciante negociar com vários veículos. Uma grande vantagem de usar o Ad Networks é que as negociações com os veículos não são mais pela audiência, mas feitas pelo comportamento do público, conteúdo, região, hábitos e etc., gerando comunicação direta com o público-alvo.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma prática bastante eficiente no marketing, principalmente porque você fala com o seu cliente com o consentimento dele. O aspecto mais importante do e-mail marketing é criar um vínculo com o usuário, entregando para ele um bom conteúdo. Dessa maneira, há grandes chances de você fidelizar o cliente. Mas, cuidado com a insistência para seu e-mail não cair na caixa de spam. O relacionamento por e-mail também demanda estratégia para mitigar esses riscos.

Redes Sociais

As redes sociais já provaram o quanto são eficazes em divulgação de conteúdo e produtos. Existem diversos casos de sucesso que comprovam isso. É essencial que sua empresa crie perfil em redes sociais e os alimente com conteúdo relevante.

O ideal é encontrar quais redes sociais são importantes para o seu público e desenvolver estratégias de comunicação para cada uma. Além disso, as redes sociais são uma boa fonte de tráfego e uma ótima maneira de estabelecer um relacionamento direto com os clientes.

Uma maneira eficaz de atrair mais pessoas para o seu site é anunciar nas redes sociais, principalmente porque nelas você consegue segmentar o seu público-alvo e definir qual conteúdo melhor se aproxima dele, inclusive divulgando o seu produto para fãs e não fãs da marca. Para isso, é necessário seguir as políticas voltadas para anunciantes de cada uma delas.

Conteúdo e Guest Posts

Aposte sempre em conteúdo relevante no seu site, pois esse é o segredo de sucesso. Inclua informações interessantes e únicas com uma visão de especialista, isso tende a chamar a atenção do público. Quando for criar um conteúdo, pesquise bastante e busque boas fontes, incluindo sites especializados.

Uma maneira de atrair mais pessoas para seu site é convidar outras para escreverem um artigo, como um especialista no nicho. Dessa maneira você terá um material inteligente, com um bom conteúdo e atrairá um bom número de acessos.

Além de todos os itens expostos acima, para ter ainda mais visibilidade, é importante ter um site bem estruturado de acordo com as suas necessidades e isso é possível com o Presença Web, da Embratel. Um serviço de hospedagem e confecção de sites no qual você mesmo pode montar a sua página.

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3 comentários

  1. Hugo Rijo Responder

    Gostei bastante e o artigo deu-me uma boa perspetiva sobre o assunto.

  2. João Farret Responder

    Ótimas dicas!
    Existem algumas outras cartas na manga de como divulgar meu site gratuitamente.

  3. nadilla Responder

    adorei as ideias,e segui todas quando fui criar meu site
    https://www.companiaweb.com/