O que é e como funciona o Native Ads

Atraia mais público com a ajuda de Native Ad

Native Ads une Content Marketing e Advertising

Em meio a tantos anúncios, disseminados de diversas maneiras em diferentes tipos de site, o usuário tende a se sentir desconfortável e a se irritar com uma publicidade que afeta a sua experiência com o conteúdo que – tenta – consultar. Muitas das vezes, o usuário chega mesmo a bloquear e ignorar propagandas.
O Native Ads tem como objetivo unir os benefícios dos posts patrocinados ao conforto e experiência do usuário do Marketing de Conteúdo. Para isso, cria conteúdos interessantes ao usuário, não mais como uma mídia independente, mas dentro dos padrões dos conteúdos de diversos sites, passando por um conteúdo comum, mas assumindo sua posição patrocinada.

O que é Native Ads?

O Native Advertising ou Native Ads (Propaganda Nativa) é assim chamado por adequar um anúncio patrocinado aos parâmetros e características do conteúdo de uma mídia ou site específico, de maneira que ele não seja um estrangeiro, mas sim um conteúdo nativo e legítimo do site.
Dessa maneira, no lugar de banners ou caixas de diálogo avulsos que disputam a atenção do leitor com o conteúdo, os anúncios são gerados no formato do próprio conteúdo, não causando incômodo e podendo ser lidos quando for mais cômodo para o usuário. Eles podem ser feitos a partir de fotos, artigos e até mesmo vídeos.
Esse é o caso da campanha de Snickers no canal do Youtube Manual do Mundo, especializado em experimentos e tutoriais de faça você mesmo. Veja o resultado no vídeo abaixo:

Como funciona o Native Ads?

O Native Ads assume a mídia, tom e linguagem do site onde será postado. Através de uma tag, nome de autor ou inserção do logotipo da marca anunciante a postagem é sinalizada como patrocinada. Assim, o usuário não se sente enganado e os motores de pesquisa não punem o site ou a postagem.
É comum encontrarmos esse tipo de postagem em redes sociais como Facebook e Instagram ou em portais de grande acesso como BuzzFeed. Por adotar a identidade do site onde é postada, a publicação não é invasiva, seu conteúdo oferece a qualidade e a informação desejada por usuários e possui uma postura de venda direta de seu produto.

Native Ads no Instagram
No Instagram, o Native Ads pode se adequar naturalmente ao feed

Native Ads x Marketing de Conteúdo

Apesar de utilizar as mídias, mecanismos e premissas utilizadas no Marketing de Conteúdo (Content Marketing), Native Ads não é a mesma coisa.
Além de pagas, as Propagandas Nativas adaptam-se aos moldes de conteúdo, mas ainda possuem mais claramente o intuito de divulgar uma marca, serviço ou produto. Embora ofereça um conteúdo informativo, a relação estabelecida entre usuário e marca não é a mesma que ocorre em Estratégias de Conteúdo.
No Marketing de Conteúdo, embora haja a intenção de converter um cliente em potencial em cliente real, o objetivo principal está em satisfazer o usuário e suas demandas. Não patrocinado, as postagens não necessariamente divulgam os benefícios de uma marca, produto ou serviço. Antes, cria um vínculo com o usuário que, satisfeito, é apreendido e fidelizado, gerando conversões e indicações da marca ou site consultado.

Costuma aplicar Native Ads ao seu negócio? Comente e compartilhe conosco as suas experiências.


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