Confira pontos indispensáveis para criar um plano de marketing

Entenda os principais pontos para criar um plano de Marketing para beneficiar suas estratégias.

Entenda os principais pontos para criar um plano de Marketing para beneficiar suas estratégias

Fidelizar clientes, aumentar as vendas e campanhas, suportar a marca da empresa. Essas são somente algumas ações em que o departamento de marketing de uma organização pode atuar. As práticas de marketing funcionam como uma ferramenta de gestão para que a empresa ou marca esteja inserida no mercado em que compete, sempre por meio de estratégias bem formatadas. Portanto, antes de começar a empreender, em qualquer ramo de atividade, é essencial formular um plano de marketing eficiente para atender aos objetivos de seu negócio.

O que é um plano de marketing?

O marketing envolve todas as ações que causam interesse de compra no consumidor, sendo que o objeto oferecido pode ser um produto ou serviço.

Já o plano de marketing é o planejamento dessas ações que busca alcançar um objetivo, que tem que ser alinhado com o objetivo da empresa.

Os objetivos podem ser dos mais diversos, como: o aumento das vendas, geração de leads, aumento do número de clientes, expansão da marca, fidelização dos clientes e entre outros.

Como desenvolver seu plano de marketing

Para iniciar o desenvolvimento de um plano de marketing efetivo é preciso, antes de mais nada, que a empresa conheça muito do mercado em que atua.

Para desenvolver um bom plano de marketing, serão necessárias algumas horas de pesquisa que trará total entendimento do mercado para o empreendedor. Tudo porque, todas as estratégias formadas e decisões tomadas a partir do plano de marketing, estarão diretamente envolvidas do planejamento à execução.

Portanto, é importante conhecer o passado, o presente e o que pode ser tendência em sua área e como sua empresa está posicionada diante de todos os planos. Dessa forma, independentemente do objetivo final, o plano age também como um guia para o crescimento da empresa.

O plano de marketing também não ignora a missão, valores e visão que devem estar estabelecidas logo na criação de seu negócio. Afinal, esses aspectos são uma vitrine que expõe a todo momento o jeito de comandar o negócio. Estruturar e registrar cada passo minuciosamente, sendo ele bem-sucedido ou não, é outra missão de quem faz um plano de marketing. Faça isso por meio da criação de um histórico das ações tomadas.

Certo X errado

Para desenvolver um plano de marketing é necessário muito planejamento para não cometer erros simples que já prejudicaram muitos produtos e empresas.

Um exemplo ocorreu quando um determinado produto para tirar o cheiro ruim de um ambiente foi criado. Nos testes iniciais, as pessoas que moravam na casa que tinha o cheiro ruim, não identificavam o mal odor, e ainda assim muitas donas de casa usavam o produto após a limpeza para deixar a casa com um cheiro perfumado. A marca teve que rever o plano de marketing para transformar o produto em um perfumador de ambiente.

Por isso, é muito importante conhecer o público-alvo para o qual o produto será vendido, estudar hábitos, saber qual a faixa etária que será atingida e qual a melhor maneira de falar com esse público.

Existem muitos cases de sucesso para planos de marketing no mercado, que foram bem planejados e executados e hoje as empresas colhem os louros do sucesso.

É importante ressaltar que o plano de marketing é essencial para definir objetivos e delimitar caminhos para alcançá-los. Sendo muito importante planejar todo percurso, a fim de evitar percalços no meio do caminho. Com esses exemplos, vimos empresas alcançarem sucesso e outras errarem. Mesmo que aconteçam erros, o ideal é anotá-los, entender os motivos que te levaram a cometê-los e aprender com eles.

Aposte nas melhores estratégias

Comece com um planejamento. Sem planejar, as metas e objetivos não estarão escritos e ordenados em lugar nenhum. É também a falta de planejamento do plano de marketing o principal vilão para que este não dê certo. É simples: sem arquitetar o que deverá ser feito, como começar a seguir em alguma direção?

A completa análise de seu mercado de atuação é tão importante quanto o planejamento. É preciso saber todos os fatores que influenciam direta ou indiretamente a área em que está, com pontos positivos e negativos, que mostrem as reais capacidades de seu negócio. O planejamento também ajuda a controlar expectativas, uma vez que, com metas bem transparentes, fica mais fácil saber quando uma ação dará o resultado esperado.

Saiba quem são seus clientes

Por definição, o público-alvo é um segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.

Sem conhecer seu público-alvo por meio de análise detalhada de quem pode ser consumidor de produtos e serviços oferecidos por sua empresa, não adianta ter plano de marketing. A fidelização, conhecimento e verificação dos níveis de satisfação deste público é o que direciona parte de suas estratégias.

Portanto, fique atento constantemente a reclamações, elogios, resultados de ações, opiniões e anseios e utilize essas informações no momento de definir o seu público, eles tratam-se de representações personificadas de seu cliente ideal.

Uma das maneiras mais eficazes de conhecer os seus clientes é fazer uma pesquisa com perguntas que você acha relevante para sua empresa. Envie por e-mail, faça presencialmente, nas redes sociais. O importante é analisar as respostas e criar um relatório com esses dados.

Analise a concorrência constantemente

Quando você conhecer seus concorrentes terá uma ideia do que pode ser negativo ou positivo em suas ações. Ao saber como trabalham seus concorrentes é mais fácil agregar um diferencial em seu produto ou serviço. Outra dica é ter bem definida sua posição no mercado. Lute para ser o primeiro ou ao menos ser bem reconhecido no mercado em que atua.

Desta forma é possível seguir as estratégias idealizadas e ainda estar à frente. Tudo deve estar relatado em seu plano de marketing com um cronograma para a execução das ações.

A hora de usar o plano de marketing

Para usar seu plano de marketing, depois de todo o desenho deste, é preciso transformar ações em táticas. Tudo precisa ser muito bem gerenciado, pois nem sempre as ações planejadas acontecem uma de cada vez. Tem que ser um bom gerenciador de tarefas; um ótimo gestor.

Comunicar-se com seus clientes de forma eficiente é uma das partes mais importantes para o sucesso de um plano de marketing. Definir padrões de avaliação com pontos fortes e fracos e seu tipo de audiência. O feedback do cliente é fundamental para conhecer esses pontos.

Afinal, somente com a resposta de seus clientes é que você saberá se seu plano de marketing está bem executado e, principalmente, se seus produtos, serviços, credibilidade e autoridade estão a favor de seu negócio. Aposte nestas estratégias!

Medindo os resultados

A melhor maneira de medir os resultados é definindo objetivos quantificáveis, ou seja, possível de ser mensurado em dados. Após isso, nomeie alguns responsáveis que coletem, reportem e analisem as informações. Além disso, defina como você quer ver a informação. O mais importante é estabelecer métricas que avaliem periódica e constantemente suas ações de marketing e tomar ações corretivas.

Um plano de marketing nunca fica obsoleto, é um documento que precisa ser revisto e atualizado e, às vezes, até refeito. Por isso, é muito importante analisar todos os passos do plano e verificar se estão funcionando.

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1 comentário

  1. Lucas Responder

    Muito Bom este artigo , parabéns para quem fez , as vezes é difícil convencer as pessoas a fazerem um bom planejamento para suas próprias empresas.