Entenda os diferentes tipos de marketing

Marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira os diferentes tipos de marketing e o que mais de adequa ao seu tipo de empresa.

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O marketing, em suma, envolve uma série de estratégias empresariais e de comunicação que buscam otimizar os ganhos de uma empresa ao expor produtos, serviços e marca aos seus consumidores. Diversas estratégias poderão ser utilizadas nas vendas, na comunicação e no desenvolvimento do negócio, sempre de acordo com os objetivos da companhia.
Para que os planos de uma empresa deem certo, o empreendedor deverá investir em diversos tipos de marketing, sempre procurando usar aquele que seja mais adequado para a empresa.

Existem muitos tipos de ações e estratégias possíveis nas diferentes classificações de marketing que temos hoje. Por isso, é necessário ficar atento ao objetivo do negócio para atingir bons resultados no fim da ação.

Veja abaixo os principais tipos de marketing:

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento preza pelo bom atendimento ao consumidor, considerando estratégias que mantenham o cliente feliz e satisfeito com o produto ou serviço.

O desafio desse tipo de marketing é planejar meios que alcancem uma comunicação efetiva com o público, prestando um excelente atendimento. Por isso, é necessário que a empresa promova ações contínuas, para deixar gravado na mente do cliente que presta um bom atendimento e entende as necessidades do consumidor.

Marketing Social

O Marketing Social tem como objetivo promover ações ligadas às causas sociais, solidárias e em áreas de vulnerabilidade. Esse tipo de estratégia mobiliza as pessoas para um comportamento coletivo que busque melhorar a vida em sociedade, ao incentivar o engajamento a questões que envolvem desde cultura até o meio ambiente.
Essas ações são genuínas e criam valor e identificação de uma marca, promovendo a responsabilidade social da empresa.

Marketing Direto

O Marketing Direto visa alcançar resultados rápidos através de ações lógicas e táticas, que envolvem pesquisas de mercado, identificação de clientes potenciais, a conquista de novos clientes, a fidelização, a divulgação da marca e dos seus produtos ao público-alvo, a rentabilização da força de vendas, a obtenção de resultados mensuráveis e a maximização dos lucros. Ele é planejado a fim de causar um retorno positivo e em curto prazo de tempo.

Marketing Indireto

O Marketing Indireto é aquele que visa divulgar a marca de forma indireta, como acontece em inserções comerciais em novelas e filmes. Dessa maneira, o consumidor irá assimilar a mensagem de forma orgânica, sem ao menos perceber. Esse tipo de marketing é eficiente, pois a imagem ou atributos do produto ficam gravados no subconsciente dos consumidores, fazendo com que seja facilmente reconhecido no momento da compra.

Marketing de Resposta

O Marketing de Resposta é aquele que busca consertar problemas de imagem da marca, principalmente quando sofreu algum dano e para isso seja necessária uma retratação. Outro ponto que também é abrangido por esse tipo de marketing é referente à autocrítica, efetuando pesquisas para encontrar deficiências da marca e traçando estratégias para melhorias de imagem.

Endomarketing

O Endomarketing atua na comunicação interna da empresa, promovendo ações influenciam de forma positiva o trabalho e bem-estar do colaborador. Por meio do Endomarketing, as empresas conseguem informar os seus trabalhadores sobre mudanças e melhorias ligadas ao dia a dia de trabalho. Além disso, também é possível criar ações de engajamento, para que os colaboradores se tornem replicadores de filosofia da empresa para a sociedade. Um funcionário motivado pode atrair muitos consumidores em potencial.

Marketing de Fidelização

O Marketing de Fidelização é aquele que transforma o consumidor em “brandlovers”, ou seja, um verdadeiro fã e defensor da marca. Uma maneira de conquistar esse cliente é oferecendo vantagens e serviços exclusivos, como acontece com os programas de torcedores de times de futebol. A filosofia da companhia, quando bem trabalhada no mercado e colocada em prática no tratamento ao consumidor, também é capaz de transformar um cliente em um amante da sua marca.

Marketing Digital

O Marketing Digital tem como objetivo criar canais de comunicação em meios digitais. A Internet se tornou umas das principais ferramentas de comunicação, abrindo um caminho para desdobrar ações que ampliem a visibilidade da empresa. Alguns exemplos de ações que podem ser feitas no meio digital são: criação de newsletter, estratégias de (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing), Redes Sociais e entre outros.

Marketing Sazonal

Algumas oportunidades surgem em determinadas épocas do ano, como datas comemorativas, oferecendo chances para algumas empresas explorarem a venda dos seus produtos. Para alguns setores a relação é óbvia, como chocolates na Páscoa, mas é possível desenvolver estratégias para adequar o seu produto à temática sazonal.

Marketing Promocional

O principal objetivo do Marketing Promocional é oferecer vantagens e incentivos para os clientes e potenciais clientes, como descontos, concursos culturais, brindes, amostra grátis e entre outros.

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha tem como objetivo causar impacto em pouco tempo de maneira inusitada. Normalmente, as campanhas de Guerrilha possuem apelos visuais criativos, gerando mídia espontânea para a marca. Pode ser aplicado por meio de eventos e patrocínios, flashmob, marketing viral, performances, entre outros meios.

Mesmo com o objetivo igual ao do marketing tradicional, que é de chamar atenção do seu público-alvo, o marketing de guerrilha é uma opção para quem quer sair da mesmice e causar uma reação em que está sendo impactado. Desta forma, é criada uma impressão diferenciada da marca em relação ao seu público.

Gostou das nossas dicas? Qual tipo de marketing você acha que é o mais indicado para a sua empresa? Comente!


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