Marketing digital: erros comuns

Deixar de atualizar canais de contato com clientes, não oferecer informações relevantes estão entre os principais erros.

erros mais comuns do marketing digital

Desenvolver estratégias de marketing digital para sua empresa tornou-se praticamente uma ação obrigatória. No entanto, alguns empreendedores pecam por abandonar ações que, muitas vezes, poderiam trazer mais rentabilidade ao negócio. Confira abaixo algumas destas ações que consistem nos principais erros em marketing digital.

Não manter o site atualizado

Criar um site com conteúdo relevante para seu público-alvo, conquistar leitores e depois de um tempo não atualiza-lo, pode colocar tudo a perder. O mesmo quesito para atualização vale para mudanças de layout: deixar o site sempre com o mesmo template não traz novidades a seus seguidores. Uma dica é usar as soluções do Presença Web da Embratel para deixar seu site sempre renovado.

Esquecer das estratégias de SEO

Além disso, não criar uma versão responsiva, ou seja, que possa ser acessada de múltiplos dispositivos, ou mesmo não trabalhar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), também podem impactar a qualidade e autoridade deste canal.

Deixar de lado o Google Analytics

Não aproveitar o que o Google Analytics pode fazer por seu negócio é deixar de lado uma ferramenta muito útil para levantamento e conhecimento sobre seu público. Afinal, a ferramenta monitora os dados de tráfego, verifica a audiência (inclusive por geolocalização) e ainda ajuda nas conversões de usuários.

Não se preocupar com os e-mails marketing enviados

E-mails marketing quando não são bem executados, muito dificilmente, não são jogados pelo próprio receptor, na caixa de spam. O conteúdo direcionado ao público que o recebe, tem que ser estratégico, estimular a visita ao site e a compra de produtos e serviços. Cuidado também com a frequência que estes e-mails são enviados. Faça pesquisas e escute seus leitores para acertar o ponto de envio.

Oferecer conteúdo somente sobre sua empresa

Exagerar no conteúdo que só fale sobre sua empresa, os serviços que ela presta ou mesmo os produtos que oferece, não tem relevância e o público esquece ou se desinteressa. Procure conteúdos relevantes para inovar e trabalhe assuntos que tenham a ver com o que oferece.

Mídias sociais no limbo

Abrir perfis de seu empreendimento nas redes sociais e não atualizá-los com periodicidade adequada, coloca em risco o relacionamento com os seguidores. E mais: quando não atualizadas com conteúdo relevante, podem dar a impressão de ser páginas abandonadas.
Se os clientes usarem as redes sociais de sua empresa para reclamações ou elogios, nunca deixe de responder adequadamente. A Internet é rápida e apenas um comentário pode viralizar de forma negativa.

Mantenha o marketing digital em dia

É importante considerar que o marketing digital não funciona da noite para o dia. Cada ação do conjunto de estratégias aplicadas tem seu tempo certo. Ter pressa para obter resultados positivos é um erro recorrente de quem começa a aplicá-las na empresa.
Não tenha medo de recomeçar, caso seja necessário. Além disso, aja com calma e planejamento das ações e mantenha todo este conjunto em dia. Os resultados serão recompensadores.
Sua empresa já errou em alguns dos itens citados? Comente!


Comente o que achou