O que é e-mail marketing?

Entenda o que é e-mail Marketing e a as possibilidades estratégicas que ele oferece ao seu negócio em relação à proximidade com o cliente.

Entenda o que é e-mail Marketing e a as possibilidades estratégicas que ele oferece ao seu negócio em relação à proximidade com o cliente

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para ter um bom marketing virtual, principalmente por conta de sua versatilidade. Afinal, com ele você pode vender, informar ou apenas trabalhar para manter um bom relacionamento com os seus clientes. Essas características transformaram o e-mail marketing em uma das ferramentas favoritas das empresas, que antes dependiam apenas do telemarketing e mala-direta. Mais pessoal, mais barato e com a possibilidade de ser enviado e lido a qualquer hora, sem necessariamente incomodar os clientes, o e-mail marketing revolucionou o marketing digital.

Afinal, o que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma maneira de instrumentalizar o e-mail em um contexto de marketing direto, ou seja, uma maneira de uma empresa impactar diretamente um consumidor para oferecer seus produtos ou serviços.

A principal diferença entre o e-mail marketing e o spam é que, no caso do primeiro, o consumidor deve expressar que deseja receber e-mails da empresa. Esse consentimento é normalmente feito no formulário de cadastro dos seus clientes e é conhecido como opt-in. Vale lembrar que todo e-mail marketing deve possuir uma maneira de o usuário se descadastrar da base de e-mails (atitude conhecida como opt-out).

A partir dessa base de cadastros você já pode começar a utilizar as vantagens do e-mail marketing. Com ele, você pode vender seus produtos, informar sobre promoções ou conteúdos novos no seu site e manter um bom relacionamento com o cliente – mensagens de boas vindas e aniversários, por exemplo.

Falando em base de e-mail, é sempre bom ressaltar que, de acordo com Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing, comprar bases de e-mail é uma prática ilegal e implica em sanções para quem realiza esses disparos. Esse tipo de prática transformará seu e-mail marketing em spam, o que afetará também a reputação da sua empresa.

Mas como enviar e-mail marketing?

Para enviar o e-mail marketing você precisa primeiro criar uma base de clientes através de um campo de cadastro em seu site. Essa base pode ser simples, somente com um nome e e-mail da pessoa, ou mais complexa – tudo depende da sua estratégia de negócios.

O próximo passo é contar com uma ferramenta de automação, através da qual você pode criar o conteúdo e enviá-lo para sua base. Existem muitas dessas ferramentas no mercado, então você pode escolher a que atende melhor seu negócio e orçamento.

Gostou das nossas dicas? No próximo post vamos comentar as melhores técnicas de e-mail marketing para seu negócio. Fique ligado!


Comente o que achou

1 comentário

  1. Glaucillene Responder

    Muito bom. Parabéns