O que é inbound marketing?

Veja como as estratégias certas ajudam a alcançar o público-alvo desejado

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Você, sozinho ou junto a sua área de marketing, já parou para pensar por que algumas empresas figuram entre os primeiros resultados em sites de busca, alcançam milhares em redes sociais ou mesmo comentam o conteúdo de um determinado blog? O resultado está em práticas de Inbound Marketing e no uso das estratégias deste conceito aplicado nestas empresas. Todas estas estratégias têm o mesmo objetivo: fazer com que os interessados se tornem clientes e que, tornando-se divulgadores, indiquem novos clientes.

Tempo, lugar e conteúdo

A máxima “estar no lugar certo, no tempo certo, com o conteúdo certo” é muito válida para o Inbound Marketing. Tudo porque os três fatores são complementares. Assim, não adianta estar com o conteúdo brilhante (devidamente otimizado de acordo com metodologia de SEO – Search Engine Optimization) publicado no lugar ou tempo errados.

É preciso ter organização desde a estruturação deste conteúdo, sabendo previamente quando, onde e o porquê ele será publicado. A informação, quando bem trabalhada, é desejada por seu público, fazendo com que este realmente se torne divulgador de sua empresa ou produto.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um grande, senão o maior, aliado ao Inbound Marketing. São as ferramentas de marketing de conteúdo que buscam direcionar e trabalhar o conteúdo de acordo com as pessoas que o querem recebê-lo, como querem e por qual meio. Tão importante quanto esta estratégia bem formulada é a definição exata deste público. Somente desta forma seu conteúdo será eficiente.

Trabalhar em Multicanais

Além de oferecer um conteúdo relevante e direto ao público-alvo de seu negócio, é necessário interagir com este público por meio de diversos canais. A maioria dos usuários de Internet hoje em dia passa grande parte do tempo em muitos lugares ao mesmo tempo: redes sociais, sites de comércio eletrônico, portais de notícias, jogos online, entre outros. É muito importante aparecer naqueles lugares em que seu público mais frequenta, e sempre em mais de um deles. Aparecer é fundamental.

Integração e mensuração

Todos os canais devem estar integrados e bem mensurados. Não adianta prover conteúdo e não fazer análise do que divulgar, independente da mídia. Portanto, seja um blog de conteúdo, seja nas mídias sociais ou e-mail marketing, tudo deve ser mensurado. Use sistemas de análise e evite analisar tudo ao mesmo tempo: escolha ferramentas que ofereçam opções para a mensuração separada para cada canal.

Resultados do Inbound Marketing

Quando o Inbound Marketing é bem aplicado aumenta a visibilidade de sua marca, produto ou serviço. Além disso, reduz o custo para adquirir cada cliente novo, atrai somente os clientes em potencial e otimiza o processo de vendas. Prepare-se para desenvolver boas estratégias e abrace a estratégia com vontade.

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