O que é mobilidade digital?

Entenda o que é mobilidade digital e como ela pode ajudar em seus negócios

o que e mobilidade digital

Com o surgimento da Internet, muitas das tecnologias puderam ser renovadas e integradas, de forma que, para além da conexão entre usuários do mundo todo, a conexão entre aparelhos e ferramentas digitais começasse a se destacar.

Por conta dessa moderna integração que se mostra útil para otimizar tarefas do dia a dia, muito se fala a respeito de mobilidade digital. Mas o que é mobilidade digital?

Entenda o que é mobilidade digital

Mobilidade digital é a capacidade de dinamização de tarefas do cotidiano por meio de celulares, tablets, notebooks e demais dispositivos integrados à Internet.

Hoje, é possível reproduzir o conteúdo de um smartphone em uma smart TV. Com a ajuda de aplicativos (apps) é possível pesquisar eventos de seu interesse ao seu entorno, os melhores bares, restaurantes e até mesmo conhecer o preço de seus pratos e serviços. Caso opte por ficar em casa, é possível pedir bebidas e comida com entrega para seu endereço.

A mobilidade digital nos negócios

No âmbito profissional, essas ferramentas garantem agilidade e economia nos processos empresariais, eliminando custos e tempo outrora destinados ao seu deslocamento. Com o Internet Banking, cria-se uma completa agência bancária virtual.

O armazenamento de dados em Nuvem garante acesso remoto e redução nos investimentos de infraestruturas físicas. Videoconferências, aliadas aos certificados digitais, eliminam a necessidade de estar presente para assinar algum contrato, já que a assinatura digital do certificado garante validade fiscal e jurídica.

Mais da metade dos celulares usados atualmente são smartphones e esse é um fato que não deve ser ignorado. Com o celular ou tablet ao alcance da mão, usuários utilizam sua carteira eletrônica e realizam diversas compras pela Internet. Nesse sentido, investir em aplicativos que visem alcançar esse público mostra-se promissor.

Mova-se: invista no digital

A tecnologia vem se inovando a cada dia e em poucos anos aquele que não se adaptar ao digital estará obsoleto. Mais do que evitar a obsolescência, investir no digital traz economia e aumenta a produtividade da força de venda e impacto dos negócios.

Caso sua empresa ainda seja analógica, é preciso investir em estruturas digitais. O Chief Digital Officer (CDO) é uma nova profissão do mercado que surge como tentativa de atender a demanda de adaptação ao digital, engajando um profissional responsável pela estratégia em soluções tecnológicas para sua empresa.

Investir no digital é, além de muito vantajoso para sua otimização, algo que se pagará com facilidade, posto que trará muitos benefícios para os seus negócios. Procure as soluções Embratel para auxiliar sua empresa nesta adaptação. A mobilidade digital faz parte do seu dia a dia? Comente e compartilhe conosco as suas experiências.

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou