Por que usar ferramentas de monitoramento de redes sociais?

Conheça algumas ferramentas de monitoramento de redes sociais e as suas vantagens.

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Por que monitorar suas redes sociais?

O grande diferencial das redes sociais é que o conteúdo desses sites é gerado pelos seus usuários. As pessoas podem compartilhar suas experiências e opiniões, e ter conhecimento das experiências e opiniões daqueles que seguem no perfil online.
Arrecadando uma audiência maior do que a televisão alcançou em anos, o que é dito nas redes sociais se espalha para centenas de pessoas rapidamente, gerando fama e visibilidade quase instantâneas. Considerando essas dinâmica das redes sociais, é natural que parte das experiências e opiniões compartilhadas estejam ligadas a produtos que consomem ou estabelecimentos que frequentam.

Feedbacks positivos, se disseminados em redes sociais, são a melhor propaganda que seu produto pode ter, já que usuários consultarão o ponto de vista de outras pessoas e saberão se podem confiar na qualidade de determinado produto.
É possível planejar ações baseadas no retorno positivo dos clientes, sabendo que esse não será um mau investimento. Por outro lado, se seu produto possui feedbacks negativos, é importante estar ciente do que é dito nas redes sociais, e qual alcance que as críticas têm online.

Monitoradas as redes sociais e detectados feedbacks negativos, é preciso dar uma rápida solução ou um rápido posicionamento para seu cliente, de maneira que o compartilhamento de um retorno negativo seja eliminado. Mais do que isso, com esse tipo de posição, a sua marca pode crescer ao descobrir o que incomoda o usuário e corrigir essa falha.
A velocidade da informação nas redes sociais ainda é de ótima ajuda para fidelizar clientes através do atendimento ao consumidor, uma vez que a integração do serviço a rede social causa comodidade e conforto para o usuário, que não precisa se direcionar a uma página diferente da rede social, que já utiliza habitualmente.

Quais ferramentas de monitoramento de redes sociais utilizar?

São inúmeras as ferramentas disponíveis para o monitoramento de redes sociais e cada uma possui características próprias para determinadas necessidades. Confira abaixo algumas das melhores e mais utilizadas ferramentas de gestão de mídias sociais.

Socialbakers: Com versões paga e gratuita, a ferramenta mostra quais são as marcas mais famosas em diferentes redes sociais (como Facebook e Twitter), contando com dados como audiência e velocidade de disseminação. As variáveis de medição podem ser divididas por categorias.

Iconosquare: Oferecendo dados que não são fornecidos pelo Instagram, o aplicativo já chamado Statigram quantifica as curtidas, comentários e números de pessoas que são alcançadas por suas fotos.

Scup: A ferramenta possibilita identificar influenciadores, estar atento à concorrência, monitorar postagens relevantes e descobrir quais publicações lideram em conversões, sendo ainda possível gerar relatórios completos de monitoramento.

Buzzmonitor: O Buzzmonitor permite ter acesso a históricos de posts de usuários e, assim, saber quais marcas eles já mencionaram em redes sociais, além de cruzar dados de sua marca em diferentes redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube) e criar relatórios personalizados.

Opsocial: A ferramenta possibilita automatizar publicações e verificar menções de sua marca. É compatível com as principais redes sociais e monitora dados de sites de reclamação de clientes, o que é ideal para tomar conhecimento dos feedbacks negativos dos usuários. É uma das pioneiras a criar relatórios de contas de Instagram.

Agora que você já conhece a importância de monitorar as redes sociais, escolha uma das ferramentas conforme as suas necessidades e planeje ações com base no retorno do cliente. Fique preparado para aumentar a sua popularidade nas redes sociais!
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