Storytelling: a contação de histórias e o aumento do engajamento

A arte de contar histórias pode ser um grande aliado às marcas. Veja como fazer marketing com storytelling.

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As histórias sempre fizeram parte de nossas vidas. Seja o conto de fadas que nossos pais nos contavam para dormir ou uma notícia no jornal, as histórias fazem parte do nosso dia a dia. É inevitável. Já que elas são tão presentes, por que não usá-las para engajar uma marca ou produto? Muitas empresas já pensaram nisso e estão conseguindo bons resultados, é o que chamamos de Storytelling.

A arte do storytelling

Contar histórias é uma arte. E quanto mais bem contada, mais cativante esta história será. Para quem deseja investir no storytelling é importante ter em mente que é preciso conhecer muito bem o público-alvo para o qual aquela história será contada.
O uso da linguagem, referências, enredo, vocabulário e personagens bem colocados, é fundamental para atrair um público qualificado que terá interesse de interagir e compartilhar o que você tem a dizer. Além disso, é fundamental contar com o apoio de ilustrações, imagens, vídeos e mídias diversas para complementar o encantamento e a emoção perante o seu receptor.

Marketing e o storytelling

É cada vez mais frequente por parte de grandes marcas o uso do storytelling para a promoção de produto e serviços. O marketing tradicional, com anúncios quadrados, está cada vez mais perdendo seu espaço. Com milhares de informações no mesmo formato diariamente “impondo” o que o consumidor deve ou não fazer, é difícil captar a mensagem de todos e processar a possível importância de cada um para si. Já com o formato de storytelling é diferente.
Contando histórias, a marca fica mais próxima de seu público e recebe uma atenção especial, pois tudo é feito com uma narrativa sutil e de forma interessante. É muito mais vantajoso contar uma história que se assemelhe ao universo do seu cliente, do que construir um “mundo ideal” do qual ele não faz parte e possivelmente o fará pensar que a sua marca não foi feita para ele.
O uso do storytelling faz com que a relação marca-cliente se estreite e tenha mais confiança, o que resultará em um aumento de vendas de maneira indireta, emocional e subjetiva, não impositiva. Um cliente que se relaciona emocionalmente com uma marca, tem mais chances de ser um porta-voz dela do que um que apenas a consome sem esta relação.

Como fazer

Para fazer uma narrativa interessante é preciso que ela seja visual, interativa, que tenha diálogos reais, personagens similares ao público que deseja atingir, que desperte emoções e se possuir algum conflito, que ele seja resolvido no final da narrativa.
Para isso, você pode fazer vídeos, imagens, quadrinhos, áudios, animações e etc. São várias possibilidades, o importante é nunca perder o foco que é o de contar histórias interessantes.

E você, o que acha do storytelling?


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