Tipos de CMS – o que são e como funcionam

Conheça os tipos de CMS e escolha o melhor para as suas necessidades.

conheça os diferentes tipos de CMS

Antes de construir um site você precisa ter duas coisas em mente: qual será o domínio e o CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). O domínio é o nome do site, como em www.meusite.com.br. Já o CMS é o local onde o conteúdo do seu site ficará armazenado.

Atualmente, os tipos de CMS mais utilizados são: WordPress, Joomla e Dupal. Todos têm como característica facilitar a criação e edição do conteúdo do site, sem que seja preciso conhecer técnicas de desenvolvimento, e são indicados para quem deseja criar o próprio site.

Para você que deseja construir um site, mas ainda está na dúvida sobre qual tipo de CMS utilizar, confira este comparativo:

WordPress

Este é o CMS mais popular no mundo. A princípio muito utilizado como gerenciador de blogs, o WordPress atualmente também é muito usado para sites, devida a sua facilidade de edição.

A preferência por este sistema se dá devido a sua variedade de temas e plugins, além da sua facilidade de instalação e atualização. O WordPress é mais indicado para sites simples, por não comportar grandes alterações no back-end. É ótimo para páginas de empresas, blogs e sites que não exijam uma grande estrutura.

Joomla

Se a sua intenção é construir um site mais robusto, com diversos plugins, opções de tema e recursos mais avançados, o Joomla é a escolha certa. Mais completo que o WordPress, este CMS, que é o segundo mais utilizado no mundo, é ideal para sites de comércio eletrônico, por contar com recursos favoráveis para este uso, sites institucionais, portais e intranets.

Drupal

Dentre os tipos de CMS mais utilizados, o Drupal é o mais completo e o mais complexo. Indicada para quem possui conhecimentos em HTML e PHP, esta plataforma permite diversas alterações e personalização de back-end. Por ser um CMS mais completo e robusto, suporta os mais diversos tipos de site, dos menores aos mais complexos, como grandes portais e e-commerces.

Escolha com cuidado o tipo de CMS que será usado em seu site, ele será fundamental para seu desempenho e, por consequência, para a experiência do usuário e seu tempo de permanência na página.

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou