Como criar senhas seguras para seus dispositivos

Senhas seguras são fundamentais na era digital. Por isso, listamos algumas dicas para criar a senha ideal.

como-criar-senhas-seguras

Criar uma senha segura nem sempre é tarefa fácil. São tantos dispositivos, e-mails e redes sociais acessados diariamente que nem sempre damos a devida atenção na hora de escolher as nossas senhas.

Acontece que, com esse descaso, criamos senhas vulneráveis aos hackers, que podem invadir nossas contas, causando prejuízos irreversíveis. Por isso, é importante que as senhas sejam alteradas a cada 90 dias e que as combinações de caracteres sejam bem variadas.

Para te ajudar a criar suas próximas senhas, listamos algumas dicas:

Use senhas diferentes

Nunca use a mesma senha para diferentes dispositivos. Pode até ser mais fácil de lembrar que a senha do seu e-mail pessoal é a mesma do profissional e da principal rede social que você usa, mas isso torna tudo muito mais vulnerável e fácil de ser invadido.

Misture letras, símbolos e números

Quanto maior a variação de caracteres, mais forte é a sua senha. Muitos dispositivos contam com uma espécie de medidor da força da sua senha, com isso, no momento do cadastro, fica mais fácil saber se a sua senha é segura ou não. Por exemplo, ao invés de criar uma senha dnadoempreendedor opte por Dn4d03&mPr$$NdEd0R, dessa forma fica muito mais difícil de alguém adivinhar a sua senha.

Não use senhas “familiares”

Nada mais óbvio do que uma senha com sua data de aniversário ou de algum membro da família, não é mesmo? Por isso evite usar datas, números de residência, placas de carro e etc.

Senhas longas

Muitos dispositivos têm um limite de caracteres para as senhas, nestes casos, é bom usar a criatividade e seguir a nossa segunda dica. Mas, se o tamanho da sua senha puder ser ilimitado, use o quando achar necessário, o ideal é usar cerca de 14 caracteres ou mais.

Não use senhas fáceis

Nunca use senhas com caracteres em sequência como 12345, qwert ou abcd. Essas serão as primeiras opções de quem quiser invadir a sua conta.

Guarde suas senhas em locais seguros

Nunca envie e-mails ou mensagens com suas senhas, nem as salve em celulares ou computadores. Desta forma elas ficam mais vulneráveis e fáceis de serem encontradas.

Gostou dessas dicas? E você, o que faz para ter uma senha 100% segura?


Comente o que achou