Como os sistemas de gestão podem auxiliar nos negócios

Conheça sistemas que automatizam e otimizam processos

como os sistemas de gestao podem auxiliar nos negocios

Os chamados sistemas de gestão de negócio são programas de computador que integram todos os processos de uma empresa, envolvendo a contabilidade, estoque, caixa, recursos humanos e muito mais. Também conhecidos pela sigla em inglês ERP (Enterprise Resource Planning), esses pacotes de aplicativos concentram todas as informações importantes de uma empresa.

Até bem pouco tempo, os sistemas de gestão eram mais um privilégio das grandes companhias. Atualmente, essa tecnologia está acessível também aos pequenos negócios, que podem contratar a solução em Cloud Computing (Computação em Nuvem), com pagamento na modalidade de serviço, ou seja, como aluguel, com parcelas fixas por mês conforme o uso, como acontece com as contas de água e luz.

O software de gestão se torna uma ferramenta importante conforme a sua empresa vai crescendo. Além da organização, os sistemas de gestão concentram as informações do seu negócio em um único lugar facilitando a administração da empresa. A integração dos dados ajuda a enxergar melhor a produtividade, seus pontos positivos e eventuais gargalos.

Normalmente, os sistemas de gestão são fornecidos com um pacote de aplicativos para atender necessidades de empresas de acordo com o segmento em que atua. Existem soluções específicas para o varejo, saúde, transporte educação etc.

Os sistemas de gestão contemplam software para controlar os departamentos da empresa como área financeira, vendas, compras, estoque, recursos humanos, entre outros. Porém algumas opções podem ser integradas, dependo do programa utilizado e do grau de investimento desejado na ferramenta.

Vantagens de um sistema de gestão

Veja a seguir alguns ganhos para sua empresa com a adoção de um sistema de gestão:

Comunicação entre as equipes

O trabalho em equipe fica mais fácil quando todas as áreas têm visibilidade do que as outras estão fazendo. Afinal, no dia a dia nem sempre as pessoas conseguem acompanhar as atividades dos colegas, que dirá entender suas necessidades e fluxos de trabalho. Por essa razão, um sistema de gestão pode ajudar a melhorar a comunicação entre os departamentos da sua empresa.

Avaliação de produtividade

Muitos perseguem a produtividade máxima nas empresas, mas poucos sabem dizer se estão de fato atendendo as metas esperadas. A verdade é que, sem uma clara visibilidade das atividades exercidas, além de um controle de tarefas e tempo gasto, fica difícil saber essa resposta. Os sistemas de gestão tentam preencher essa lacuna.

Organização financeira em todas as etapas

Os sistemas de gestão especializados na parte financeira permitem ter um panorama total do seu negócio envolvendo todos os custos, impostos e o fluxo de caixa. Além de ganhar tempo, esse tipo de organização ajuda a evitar gastos desnecessários ou mesmo sofrer com o pagamento de impostos errados.

Controle de estoque

O controle do estoque é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa varejista, não importando o seu tamanho. Um sistema de gestão responsável por essa parte é capaz de não só catalogar todo o seu portfólio de produtos, como também ajudar a prever reposições, produtos devolvidos, próximos do vencimento ou mesmo em falta.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou