Como registrar um domínio de site na Internet

Antes de colocar o site de sua empresa no ar é preciso saber como registrar um domínio válido. Confira os passos desse processo

como registrar um dominio na internet

Não é segredo o quão essencial é, para qualquer tipo de empresa, ter um site atualizado, responsivo e que atenda às expectativas e necessidades de seus consumidores ou clientes, além de possuir informações relevantes sobre produtos e serviços. Para isso, é preciso criar o site, definir o nome ter um bom serviço de hospedagem. Tão importante quanto essas etapas é saber como registrar um domínio.

Passos para registrar seu domínio

O domínio é o endereço do seu site na Internet e pode ser nacional (.com.br) ou internacional (.com; .net; .org). O primeiro passo é escolher uma empresa que faça o registro. Em seguida, com os possíveis nomes definidos, é preciso saber se o domínio está disponível. Depois você terá de realizar um cadastro com informações pessoais ou jurídicas. Para verificar se há a disponibilidade, basta acessar gratuitamente ao site Registro.br

O nome está disponível? Preencha ao cadastro com seus dados (CPF, CNPJ), endereço e telefone. É fundamental que a escolha do nome esteja de acordo com um domínio disponível. Para obter o sucesso esperado com seu site, é bom que ele esteja totalmente atrelado à sua marca e conceito.

Um bom exemplo? Os maiores e-commerces brasileiros e internacionais começam suas boas estratégias com um bom nome e de fácil aceitação de seu público-alvo. Seja criativo!

Categorias de domínio

Existem diversas categorias para o registro de domínio. Por meio do CNPJ de sua empresa e pelo seu ramo de atividade é possível saber ser o domínio escolhido será .gov (para sites do governo), .edu (para os endereços ligados à educação), .jus (instituições do poder judiciário).

Indústrias podem ter um site terminado em .ind; farmácias e drogarias com .far, empresas agrícolas com .agr”, entre outras.

Profissionais liberais também podem optar por uma categoria de acordo com sua profissão .adv para advogados, .arq. para arquitetos, .eng para engenheiros, .taxi para taxistas, entre outros. Para saber mais, as empresas de registros de domínio fornecem uma lista com as categorias que cada uma oferece e a sua finalidade.

Hospedagem segura

Após seguir aos passos sobre como registrar um domínio, é hora de pensar na hospedagem. Afinal não basta ter apenas a placa da empresa, é necessário um ponto comercial para constituí-la, certo? Algumas empresas oferecem, além do registro e hospedagem, o serviço de personalização dos sites, como é o caso do Presença Web, da Embratel.

Com a Embratel, o futuro proprietário de um site conta com uma estrutura de qualidade, economia e muitos benefícios. Os planos de hospedagem custam a partir de R$ 19,90 e contam com uma equipe de suporte sempre a postos para atender a qualquer dúvida que surja no caminho para registrar seu domínio.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou