Como usar a realidade virtual em estratégias de marketing

A realidade virtual é a nova aposta do mercado tecnológico.

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A realidade virtual (VR) é um sistema computacional que reproduz um ambiente realista, recriando sensações como efeitos visuais, sonoros e táteis que se assemelham com as experiências vividas no dia a dia.

Algumas empresas estão destaque nessa nova tendência tecnológica, nomes como, Oculus Rift, Google Cardboard, HoloLens, Gear VR, PlayStation VR e HTC estão em destaque.

Apesar do mercado de games ser a principal área de atuação da RV, as possibilidades de aplicação dessa tecnologia são enormes.
Diversos setores como educação, saúde, entretenimento, varejo, engenharia entre outros, estão investindo em realidade virtual na produção de conteúdo para atrair seus clientes e ganhar evidência no mercado por meio da tecnologia.

Grandes marcas têm sido pioneiras em criar campanhas de marketing usando esse recurso, devido ao alto investimento financeiro que a produção desse tipo de conteúdo requer.

Essa tecnologia é muito recente e implica em algumas dificuldades, como a falta de profissionais especializados na área e exemplos práticos de como produzir conteúdo em realidade virtual.

Com o avanço da tecnologia é muito provável que essa ferramenta se torne mais popular e mais acessível. Assim, pequenas empresas poderão apostar nesse tipo de conteúdo em suas campanhas de marketing.

Listamos alguns exemplos práticos de grandes empresas que estão usando a realidade virtual como estratégia para incrementar negócios.

Cidade do Porto

A Câmara da Cidade do Porto, em Portugal, criou um aplicativo que pode ser utilizado com o Cardboard para um passeio virtual pelos principais lugares do Porto. O projeto é um bom exemplo de que as possibilidades com essa são extensas. Usar a realidade virtual para benefício do turismo é uma ótima estratégia.

HBO

A HBO proporcionou uma experiência diferente aos visitantes dos Sete Reinos da série Game of Thrones, utilizando o Oculus Rift para promover uma imersão em um dos principais cenários da série. Os usuários escalaram uma parede de gelo com 200 metros de altura e a produção do cenário externo foi projetada para que a sensação fosse completa. Efeitos sensoriais como os ventos das geleiras permitiram uma experiência mais realista e impressionante aos fãs do seriado.

Nike

A empresa de artigos esportivos fez uma campanha para promover sua nova linha de chuteiras.

O objetivo da iniciativa é proporcionar ao usuário a experiência de assumir a posição do jogador Neymar em campo. O consumidor pode viver essa aventura, utilizando diversos dispositivos móveis.

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