Entenda o que é HTML e sua importância

O HTML é uma linguagem primordial para o desenvolvimento de sites. Entenda o que é HTML e quais suas principais importâncias.

O HTML é uma linguagem primordial para o desenvolvimento de sites. Entenda o que é HTML e quais suas principais importâncias

Se você começou a se interessar pela Internet recentemente, talvez tenha se deparado com a sigla HTML. Ela significa HyperText Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. Podemos dizer que essa sigla é a uma das mais importantes da Internet, já que, sem ela, provavelmente não estaríamos aqui.

Isso porque o HTML é a linguagem básica da Internet. Sem ele, você não conseguiria visualizar as páginas da web de uma maneira organizada, não existiram os links entre páginas, nem imagens ou vídeos na web.

HTML: o que é e como começou

A invenção do HTML é creditada ao físico britânico Tim Berners Lee, que também desenvolveu a World Wide Web, ou seja, a Internet como a conhecemos. Enquanto a WWW servia como protocolo para conectar os computadores ao redor do mundo, o HTML era a linguagem em comum utilizada para conseguir apresentar o conteúdo.

A ideia original de todo o projeto de internet era facilitar a comunicação dos pesquisadores nos mais renomados institutos de pesquisa do mundo, como o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire – Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear), onde Tim Lee desenvolveu o projeto. Lá foi criado o primeiro site do mundo, o www.info.cern.ch.

Se você já acessou algum site mais antigo, pode notar que os elementos presentes são bem simples. Sem muitas imagens, as páginas parecem ser mais estáticas, sem muitas opções como nos sites atuais. Isso porque o HTML foi se desenvolvendo muito durante esses anos todos, passando de sua versão original até chegar ao HTML 5, a versão mais recente da linguagem.

A importância do HTML

Saber utilizar o HTML não é extremamente necessário para ter um site. Hoje em dia os publicadores facilitam muito a vida dos novos usuários, que não precisam mudar em nenhuma linha do código para criar seus sites. Entretanto, ter noções de HTML, mesmo não procurando desenvolver sua página desde o começo, ajuda a entender o que está acontecendo com ele e até mesmo a corrigir alguns pequenos problemas de visualização.

Além disso, o HTML é importantíssimo para o SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização do motor de buscas) – do seu site. Afinal, além de trabalhar bem as palavras-chaves, o HTML deve construir o estilo do texto, demonstrando para os mecanismos de buscas as informações importantes da página. É por isso que são utilizadas as Heading Tags (H1, H2, H3 etc.) para ordenar o texto. O uso dos marcadores strong (<strong>) e emphasis(<em>) também servem para orientar os mecanismos de busca sobre a relevância do texto.

Comente!


Comente o que achou