O que é CSS?

Saber o que é CSS é fundamental para quem deseja ter um site funcionando melhor, sem deixá-lo sobrecarregado. Entenda melhor sobre este assunto.

Saber o que é CSS é fundamental para quem deseja ter um site funcionando melhor, sem deixá-lo sobrecarregado. Entenda melhor sobre este assunto.

No universo da programação é bem fácil encontrar siglas que nos deixam com dúvida. Por exemplo, você sabe o que é CSS?

Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de folhas de estilo usada por programadores para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação em um site, como HTML ou XML.
O principal benefício em usar o CSS é poder separar o formato e o conteúdo de um documento. O programador pode criar um link para uma página que contém os estilos, e replicá-los de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando houver a necessidade de alterar a aparência da página, basta modificar apenas um arquivo.

Para que serve o CSS?

Com a evolução da Internet, foi necessário aprimorar os recursos de programação das páginas, incluindo estilos e variações para deixá-las com a aparência mais elegante e atrativa para o usuário. Dessa maneira, as linguagens de marcação simples, como o HTML, também precisaram ser aprimoradas.

Para isso, foram criadas tags (marcações) e atributos de estilo para o HTML, com a função de estruturar o conteúdo e apresentá-lo ao usuário final.

O problema surgiu quando ficou dificultada a interpretação dos dados, pois não havia um padrão de linguagem para os cabeçalhos ou conteúdo, complicando as alterações, já que era necessário fazê-las manualmente.

Deste modo, nasceu o CSS, que foi criado para separar o conteúdo de sua apresentação, acrescentando cores, formatos de fontes e layout. A fim de melhorar a visualização das características exibidas e proporcionar uma maior flexibilização, foi possível reduzir a repetição no conteúdo estrutural de uma página.

Assim, as linguagens de marcação começaram a exercer a função de marcar e estruturar o conteúdo enquanto o CSS encarregou-se da aplicação de estilos necessários para a aparência dela. Através da criação de um arquivo externo que contém as regras aplicadas, é possível fazer alterações de estilo em todas as páginas de um site, de uma maneira fácil e rápida.

Benefícios do CSS?

  • Fácil manutenção, pois uma única folha de estilo consegue ter o controle de múltiplos documentos HTML, com a possibilidade de alterar o estilo de um site inteiro de uma única vez.
  • Tamanho de ficheiros reduzidos, pois utilizando o CSS é possível manter somente um código padrão e evitar a repetição de dados nos documentos HTML. Dessa forma, as páginas são carregadas mais rapidamente.
  • Controle total, sobre a apresentação dos seus documentos HTML.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou