Entenda o que é o Google Analytics

O que é Google Analytics? Aprenda agora tudo sobre essa ferramenta incrível que mostra as mudanças necessárias para o seu site e otimize seus resultados.

O que é Google Analytics? Aprenda agora tudo sobre essa ferramenta incrível que mostra as mudanças necessárias para o seu site e otimize seus resultados.

Atualmente, não basta ter um endereço de site para estar na internet, é necessário colocá-lo no mapa e para isso é importante investir em estratégias de Marketing Digital para estar bem colocado nas melhores posições dos mecanismos de busca.

E para saber se suas estratégias estão dando bons resultados, o Google desenvolveu o Google Analytics. Mas você o que é Google Analytics? Nesse artigo, você vai conhecer essa ferramenta inovadora e entender como ela funciona.

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que consiste no monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Para poder usufruir de todos os seus recursos, é necessário ter uma conta no Google. Após cadastrar seu site, você receberá um código que deve ser inserido no código fonte da sua página para que estatísticas sejam enviadas ao sistema a cada visita.

Com os dados estatísticos informados pelo Google Analytics é possível verificar a origem e a qualidade de todas as visitas recebidas no seu site e, a partir dessas informações, otimizar suas campanhas de marketing digital.

Alguns dos dados coletados do Google Analytics são: taxa de exibição, hit de uma página, localização geográfica do visitante, como ele chegou até a sua página (links de outros sites, redes sociais, AdSense ou pelo endereço), sistema operacional, navegador, resolução da tela, Java e entre outros.

Vale destacar que os relatórios são entregues em períodos diários, semanais, mensais e até anuais, como você preferir.

Qual a função do Google Analytics?

Como já dito, o Google Analytics é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital, possuindo versões gratuitas e pagas, sendo que a versão paga tem recursos mais avançados, mas não está disponível ainda no Brasil.

Além de monitorar visitas, com os dados apresentados nos relatórios, é possível avaliar se a estratégia de comunicação adotada no blog, site ou loja virtual, está agradando o público-alvo definido. Inclusive, mostrando quais artigos agradam mais o usuário, permitindo que você possa moldar o conteúdo da sua página de acordo com os resultados.

Outra informação importante é saber como o usuário chegou ao seu site. Dessa maneira, descobrindo quais os parceiros mais relevantes ou até mesmo, qual a rede social ou outro canal de divulgação impacta mais o seu público-alvo.

Quais os benefícios do Google Analytics?

Veja alguns benefícios do Google Analytics:

Acompanhamento de Leads

Geração de Leads é um termo usado para descrever o registro de cadastro de pessoas e empresas. É de extrema importância gerar leads, pois assim é criado um vínculo entre a empresa com o consumidor. Para isso, não basta saber quantos cadastros foram gerados, mas qual a origem da visita, palavras-chave do Google e etc.
Lembre-se, quantos mais dados existirem para conhecer seu consumidor, será mais fácil intensificar a venda para ele.

Fluxo e Funil de Metas

Fluxo de Metas são as conversões que do seu site, ou seja, as ações que os usuários podem realizar em seu site que gerem valor para sua empresa. Já o funil de metas permite que você especifique o caminho que os visitantes do seu site precisarão seguir para realizar um determinado objetivo.

Ao configurar a meta e funil de metas, você poderá entender o comportamento do usuário no seu site, melhorando a experiência dele de acordo com os resultados.

E-Commerce

Com o Google Analytics, fica mais fácil identificar a experiência de compra do usuário. Isso te ajudará entender porque o usuário frequenta a loja e não compra ou se escolhe os produtos, mas não efetua a compra. Até mesmo fica mais fácil identificar se a comunicação do e-commerce facilita ou dificulta a experiência no seu site. Além de mostrar quais os produtos vendidos, a receita e a origem dos cliques.

Metas

É importante possuir metas para o site, que difere do objetivo de negócio. Com as metas você pode ter objetivos da visita do usuário dentro do site, seja venda final ou geração de leads, dessa forma classificando o que é mais importante nos dados do relatório.

Visitantes

Com a análise de visitantes, será possível descobrir dados relevantes, como localização geográfica, visita até a compra, quanto tempo ficou no site, qual o artigo mais visto e etc. Dessa maneira, conhecendo mais o público retorna com frequência e suas preferências.

Testes A/B

O teste A/B consiste em dividir o tráfego do site em duas versões, com modificações para medir qual a versão apresenta a maior taxa de conversão. Com o Google Analytics é mais fácil testar a eficiência de cada página e entender qual é a melhor versão para o seu consumidor.
Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou